Jornal da Praia

PUB

ESTUDO REVELA QUE OS AÇORES SÃO A SEGUNDA REGIÃO ONDE É MAIS DIFÍCIL CRIAR UM NOVO NEGÓCIO

Quinta, 12 de Abril de 2018 em Atualidade 44 visualizações Partilhar

ESTUDO REVELA QUE OS AÇORES SÃO A SEGUNDA REGIÃO ONDE É MAIS DIFÍCIL CRIAR UM NOVO NEGÓCIO

De acordo com a terceira edição do Estudo Nacional de Competitividade Regional, elaborado pela plataforma online Zaask em colaboração com a Universidade Católica Portuguesa, a Região Autónoma dos Açores é a segunda região do país, entre as duas regiões autónomas e os distritos, onde os empresários consideram ser mais difícil lançar um novo negócio. A média nacional situa-se nos 2,83, numa escala de 1 a 5, e nos Açores a média é de 2,42.

Os Açores estão também entre regiões onde os empresários menos aconselham a criação de novas empresas, com uma pontuação de 3,08 quando a média nacional se situa nos 3,49.

As receitas das empresas no ano de 2017 também não revelam dados otimistas, apesar dos valores cobrados aos clientes terem aumentado. Enquanto a primeira questão deixa a região no penúltimo lugar a nível nacional, a segunda, por sua vez, posiciona-a no top 3 da evolução dos valores cobrados aos clientes.

Os empresários açorianos consideram, assim, a situação económica pouco favorável (2,50, quando a nível nacional os valores se fixam nos 3,20).

A região destaca-se de forma positiva pelo facto de 40% dos empresários conhecerem os programas de formação e de networking fornecidos pelas entidades governamentais/locais. No caso dos programas de formação, os Açores obtiveram o terceiro melhor resultado, apenas atrás da região autónoma da Madeira (50%) e o distrito de Portalegre (43%), enquanto no caso dos programas de networking, a região alcançou mesmo o primeiro lugar, com um valor acima da média nacional (29%).

Aceda ao estudo completo aqui.

Zaask/JP