Jornal da Praia

PUB

COMITIVA DA CMPV VISITA CAMPUS DE DARTMOUTH DA UNIVERSIDADE DE MASSACHUSETTS

Segunda, 09 de Abril de 2018 em Atualidade 118 visualizações Partilhar

COMITIVA DA CMPV VISITA CAMPUS DE DARTMOUTH DA UNIVERSIDADE DE MASSACHUSETTS

Determinar e avaliar os impactos socioecónomicos e de saúde, nomeadamente, resultantes da redução de efetivos militares norte-americanos, é fundamental na definição de estratégias de saúde pública que contribuam para a melhoria da qualidade de vida de todos os praienses. A ideia foi transmitida por Tibério Dinis, presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, no passado domingo, 08, numa visita realizada ao Campus da Faculdade de Enfermagem de Dartmouth, da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos da América.

"O Bridging the Atlantic é um projeto que nos permite perceber como a redução da atividade da Base das Lajes afetou a qualidade de vida da nossa comunidade. A Autarquia praiense tem prestado apoio, designadamente no ato de estudo e preparação desta iniciativa e também a nível logístico, quando recebemos os alunos da Universidade de Massachusetts no nosso Concelho", explicou o responsável municipal.

"As nossas preocupações, enquanto Município, com a qualidade de vida e saúde, quer física quer mental são uma constante, pelo que em conjunto com a Universidade dos Açores e Unidade de Saúde da Ilha Terceira trabalharemos na persecução de medidas importantes para garantir o reforço da qualidade de vida de toda a comunidade", referiu o autarca.

"Perante os resultados preliminares que dispomos, e após a conclusão dos trabalhos, analisaremos perante os resultados a implementação de estratégias de saúde pública para o futuro, que promovam qualidade e hábitos de vida saudáveis para todos os cidadãos do concelho da Praia da Vitória”, salientou Tibério Dinis, no final da visita ao Campus de Dartmouth.

O estudo, patrocinado pela Fundação de Mello, denomina-se "Perceção, Transição e adaptação e qualidade de vida dos aposentados do downsizing da Base das Lajes: Um diagnóstico de situação" e consistiu num inquérito socioeconómico realizado a 46 reformados da Base das Lajes, que decorreu entre 12 e 18 de março. O estudo contribui para desenvolvimento de competências em investigação e de enfermagem comunitária dos estudantes de enfermagem da Escola Superior de Saúde e do College of Nursing University of Massachusetts Dartmouth.

A visita contou com a presença do docente da Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores, Luís Miguel Gomes, responsável pela implementação do projeto na Ilha Terceira; e da docente da Faculdade de Enfermagem de Dartmouth, Maryellen Brisbois, coordenadora do projeto na Universidade de Massachusetts.

CONCLUSÕES PRELIMINANRES DO ESTUDO

“Numa conclusão preliminar constata-se que na amostra estudada verificou-se uma satisfação global com a situação de reforma antecipada, uma perceção de boa qualidade de vida, apesar de co-existirem situações dinâmicas de saúde e bem-estar compatíveis com situações de morbilidade (semelhantes à população em geral), que sendo diagnosticadas em consulta de enfermagem merecerão a respetiva intervenção do enfermeiro de saúde comunitária e posterior encaminhamento para os profissionais da equipa interdisciplinar da Unidade de Saúde da Ilha Terceira”, referiu o docente Luís Gomes, que acompanhou a visita do autarca praiense.

“Os indivíduos encontram-se numa fase da qual tentam colocar em prática todas as expetativas positivas e projetos que tinham interiorizado durante o exercício profissional, mantendo-se a necessidade de vigilância de saúde adequada à faixa etária e uma intervenção preventiva acompanhamento deste grupo populacional”, concluiu o docente.

As conclusões preliminares foram apresentadas no dia 04 de abril no Grand Reading Room, auditório do Claire T. Carney Library da Universidade de Darmouth Massachussets, na presença de alunos da Escola Superior de Saúde.

GP-MPV/JP