Jornal da Praia

PUB

ARRANCA AMANHÃ O XI RAMO GRANDE AZORES CUP

Terça, 27 de Março de 2018 em Cultura e Desporto 404 visualizações Partilhar

ARRANCA AMANHÃ O XI RAMO GRANDE AZORES CUP

Inicia-se esta quinta-feira, 25 de março, no campo municipal Manuel Linhares de Lima, na vila das Lajes, o “XI Ramo Grande Azores Cup” – o maior torneio de desporto de formação da Região – que tem vindo a afirmar-se no panorama dos torneios de Páscoa de futebol jovem e conquistando projeção nacional e internacional.

Esta 11.ª edição conta com a presença de 25 clubes, entres formações locais, regionais, nacionais e estrangeiras nos escalões de Sub-11 e Sub-13. Apadrinhado pelo antigo capitão do Benfica e da seleção nacional, António Veloso, o destaque vai para presença das escolas de formação de um dos grandes do futebol português – Sport Lisboa e Benfica. Honras também para a presença pela primeira vez de uma equipa do Canadá (Sporting de Toronto) e de Itália (Montecchio Maggiore), o que demonstra a evolução do evento ao longo de todos estes anos e a sua projeção internacional.

O “XI Ramo Grande Azores Cup” decorre até domingo, 01 de abril, tendo sido oficialmente apresentado no passado dia 17 na sede do clube organizador, a Juventude Desportiva Lajense (JDL), com a presença de entidades oficiais, desportivas, sócios e simpatizantes.

Na ocasião, o diretor regional do Desporto, António Gomes, entregou uma camisola com a “Marca Açores” a Tânia Silva, presidente da JDL. Este ato simbólico atesta a relevância do Ramo Grande Azores Cup para o desporto regional. O representante do Governo dos Açores sublinhou ainda a importância da ligação entre pais e filhos no desporto e a envolvência dos pais dos atletas do JDL e de toda a comunidade lajense.

O presidente da Junta de Freguesia da Vila das Lajes, César Toste, mencionou Daniel Pereira, embaixador da iniciativa, utilizando como exemplo este jovem nascido e criado na Vila das Lajes e que agora representa o Sporting de Braga.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, realçou o potencial turístico do evento, que constitui um marco no desporto de formação pelo número de pessoas que envolve e pela dinâmica social da JDL.

“Este ano, demos o primeiro passo na promoção desta iniciativa a nível nacional, com a sua apresentação na Bolsa de Turismo de Lisboa, no entanto, continuaremos o trabalho de promoção e divulgação do Ramo Grande Azores Cup de forma a impulsionar a sua visibilidade regional, nacional e internacional. Acreditamos no potencial turístico do evento, uma vez que todos os anos recebemos comitivas de outras ilhas, do continente português, do arquipélago da Madeira, da Europa e até da América do Norte, que além de participar no Torneio, vêm conhecer a nossa ilha e cultura, através da concretização de roteiros organizados pelo JDL, dinamizando a economia local”, referiu o edil.

Então denominado “Torneio do Ramo Grande”, o “Ramo Grande Azores Cup” nasceu em 2017 pelas mãos de Hélio Ormonde. Em entrevista concedida ao Jornal da Praia em abril do ano passado, o mentor revelava-se surpreendido com a dimensão e qualidade que o torneio veio a atingir, sublinhando que apesar de ser o mentor da ideia, a sua materialização só foi possível graças à preciosa ajuda de Délio Meneses e Rui Martins, à envolvência da direção da JDL presidida por Libério Goulart, que fez jus ao slogan do clube “Formação: a nossa paixão”, e à confiança e apoio da Câmara Municipal da Praia da Vitória, na pessoa do ex-presidente Roberto Monteiro que acreditando no projeto fez que a ele outros se juntassem, nomeadamente, a Residencial Terezinha e a Promotora

GP-MPV/JP