Jornal da Praia

PUB

ENCONTRO PARA A VALORIZAÇÃO DO FOLCLORE TERCEIRENSE

Quarta, 14 de Março de 2018 em Cultura e Desporto 282 visualizações Partilhar

ENCONTRO PARA A VALORIZAÇÃO DO FOLCLORE TERCEIRENSE

O Conselho Técnico Regional da Ilha Terceira (CTRIT), da Federação de Folclore Português (FFP), levará a cabo no próximo dia 17 de março, sábado, uma ação de formação denominada “ENCONTRO PARA A VALORIZAÇÃO DO FOLCLORE TERCEIRENSE”, no Centro Recreativo da Ribeirinha – Casa da Lata.

O evento conta com a presença de elementos da direção da FFP, nomeadamente, Maria Emília Costa Ferreira Francisco, responsável pela coordenação técnica dos grupos federados dos arquipélagos e das comunidades e António Teixeira Faria, vice-presidente da direção.

Presentemente existem no ativo, quinze grupos de folclore na ilha Terceira, dos quais, quatro encontram-se federados. Não obstante, o evento destina-se a todos os grupos que queiram participar.

No âmbito da deslocação de elementos da direção da FFP à ilha Terceira, encontra-se agendados encontros com entidades oficiais para apresentação de cumprimentos. Pretende-se ainda com estes encontros assentar a necessidade de apoio e colaboração destas entidades em eventos a realizar.

No horizonte da CTEIT está a realização do Congresso Nacional de Jovens Folcloristas, no próximo mês de outubro.

Fundada a 28 de maio de 1977, a FFP tem vindo a desempenhar o papel de enorme relevância na promoção e valorização do folclore enquanto elemento essencial de identidade de povos e locais, fundamental para um equilíbrio saudável da diversidade social. Por sua iniciativa, o último domingo do mês de maio foi instituído como Dia Nacional do Folclore, destinado a consolidar o movimento folclórico nacional e afirmá-lo no contexto da sociedade atual.

JP – Online