Jornal da Praia

PUB

UM GÉNIO

Segunda, 12 de Março de 2018 em Opinião 130 visualizações Partilhar

UM GÉNIO

Nos dias 2 e 3 de março decorreu, na Praia da Vitória, o V Congresso Regional da JP/Açores. Um congresso que marcou a despedida de Alonso Miguel como Presidente da instituição e a eleição da nova Presidente, Séfora Costa. Este foi um congresso que contou com a presença e intervenção do Presidente Nacional da JP, Francisco Rodrigues dos Santos.

A sessão de encerramento do Congresso foi vivida em tom apoteótico, face às palavras tão cativantes do líder da JP Nacional. Francisco Rodrigues dos Santos trouxe uma mensagem de esperança, que captou a atenção de todos os presentes, pela sua astúcia e talento natural. Este jovem político é não só o futuro do CDS, como é o futuro de Portugal.

O líder da JP Nacional podia passar horas a falar que conseguia fixar a atenção de todos porque a sua mestria com as palavras é soberba. Trata-se de um génio político, com uma argumentação sublime e convicções maduras. A defesa que faz da juventude demonstra que nós, jovens, podemos sonhar com um país melhor e com mais valor.

Sem papel que se notasse a olho nu, mas apenas com a memória como suporte, agradeceu a Alonso Miguel pelo trabalho exemplar que fez à frente da JP/Açores, sendo este, igualmente, um promissor político da democracia açoriana.

Definiu o que é ser conservador, abordou a eutanásia, falou em educação, em políticas de empego e na necessidade de pôr termo ao bipartidarismo. Perante os aplausos, continuava a falar, mesmo que as veias parecessem querer explodir. Quase obrigou as mãos dos forasteiros, representantes de outras cores políticas, a baterem palmas às doces alfinetadas que lhes eram feitas. Quase contagiava a oposição.

Francisco Rodrigues dos Santos é um génio político. Portugal tem de contar com ele.

Emanuel Areias