Jornal da Praia

PUB

V ENCONTRO “COISAS DE MULHERES”

Quarta, 07 de Março de 2018 em No Concelho 237 visualizações Partilhar

V ENCONTRO “COISAS DE MULHERES”

No próximo dia 10 de Março realizar-se-á o V Encontro “Coisas de Mulheres” na Academia da Juventude e das Artes da ilha Terceira. Esta iniciativa integra as comemorações do Dia Internacional da Mulher (8 de março) e conta com uma coorganização da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, do Lar e Clube de Saúde Dom Pedro V, em parceria com o Município da Praia da Vitória e Cooperativa Praia Cultural.

O V Encontro “Coisas de Mulheres” pretende, tal como nos anos anteriores, ser uma celebração e um espaço de reflexão para o importante papel da mulher na sociedade. Para tal, pretende-se apresentar um evento que contempla as várias facetas da mulher e a sua implicação pública e privada, através da cultura, formação, reflexão, convívio e humor.

O evento começará pelas 17h00 com a abertura do secretariado, seguindo-se a mesa de abertura com a presença dos/das representantes das entidades organizadoras e parceiras. Simultaneamente estará patente a exposição de vestuário e acessórios “Do Sonho à Realidade” da autoria do Atelier de Costura do ETIS (SCMPV) e haverá um momento musical com o grupo “Ensemble” (FUP). Segue-se a apresentação do livro “Para ficares aqui...” da escritora Márcia Canha.

Este ano, com vista a existir um espaço de maior reflexão e partilha, convidou-se para integrar o coletivo de oradores do evento, o psicólogo/coacher, Vitor Nuno Anjos, que irá dinamizar o workshop “Coisas de Mulheres de que nem as Mulheres falam...”. Seguidamente irá realizar-se o jantar comemorativo do V Encontro “Coisas de Mulheres”, que terá muitas surpresas agradáveis, sendo finalizado com o momento musical “Eterno Feminino”, da responsabilidade da cantora Sara Miguel e pianista Antonella Berletta.

Assim, ao celebrar esta efeméride, não se pretende apenas comemorar, mas validar e discutir o papel da mulher na sociedade atual. Não obstante de todos os direitos alcançados, as mulheres continuam a não estar num patamar de equidade em comparação aos homens (e.g., com salários mais baixos, violência de género, maior dispêndio de tempo para as tarefas domésticas e cuidado à família e desvantagens na carreira e progressão profissional, etc.).

Importa referir que esta iniciativa conta com o apoio de várias entidades/empresas que se associam a esta celebração, designadamente a Boutique B Fashion, o Atelier “O nosso Cantinho” e a Liga Portuguesa contra o Cancro (através da divulgação da Campanha de Rastreio do Colo do Útero).

O presente evento é dirigido ao público feminino e tem um custo de participação de 22.00€ (inclui o workshop e jantar) com inscrição prévia (para mais informações contatar o 295540981).

O concelho da Praia da Vitória através das referidas entidades uniu-se, mais uma vez, por uma causa maior: a celebração da Mulher, mas acima de tudo para combater um flagelo social, a violência e discriminação de género.