Jornal da Praia

PUB

PRAIA DA VITÓRIA E REGIÃO COM PRESENÇA FORTE NA BOLSA DE TURISMO DE LISBOA

Segunda, 26 de Fevereiro de 2018 em Atualidade 167 visualizações Partilhar

PRAIA DA VITÓRIA E REGIÃO COM PRESENÇA FORTE NA BOLSA DE TURISMO DE LISBOA

A aposta na Praia da Vitória como destino de excelência nas vertentes de natureza e animação cultural constitui a estratégia central da Autarquia praiense para este ano na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorrerá de 28 de fevereiro a 04 de março, no Parque das Nações. A mesma foi apresentada, em conferência de imprensa, pelo presidente da Câmara Municipal, Tibério Dinis, esta terça-feira, 27, no Auditório do Ramo Grande.

"O Município da Praia da Vitória entende que é fundamental a aposta nas mais-valias que caracterizam o Concelho na BTL, o maior certame turístico de Portugal. Por este motivo, a nossa presença incidirá em três áreas essenciais à promoção local, nomeadamente a natureza, a gastronomia e a animação cultural", explicou o autarca.

"Acreditamos que a identidade cultural praiense assenta nestas vertentes e, acima de tudo, pretendemos reforçar a presença das nossas tradições junto de quem visita a BTL. No âmbito de uma estratégia regional procuramos ter uma presença distinta evidenciando o que nos diferencia, como o Carnaval”, acrescentou.

"A Praia da Vitória oferece um conjunto de atividades que envolvem a natureza. Neste sentido, destaco os passeios pedestres e a prática de desportos como paddle, canyoning, surf, canoagem e o golf. Para além disso, temos ainda a importância do Turismo Ornitológico para os amantes da observação de aves, concretamente nos nossos pauis", referiu.

PROMOÇÃO ENVOLVE EMPRESAS LOCAIS

Numa estratégica inovadora que não se restringe a uma participação institucional, o Município da Praia da Vitória congrega na sua presença a participação das empresas e empresários ligados ao setor do turismo. "O contributo e experiência dos empresários contribuiu para delinearmos não só a estratégia para a BTL, mas também o caminho a trilhar para reforçar a economia do setor turístico", afirmou Tibério Dinis.

Na ocasião, o representante municipal deu ainda a conhecer o programa da Autarquia na BTL.

"Iremos partilhar experiências e divulgar o que melhor caracteriza o Concelho. Deste modo, foi preparado um vídeo alusivo à Praia da Vitória, que será exibido na BTL e posteriormente nas redes sociais e distribuído pelos promotores turísticos, numa aposta forte em ferramentas com impacto na escolha da Praia da Vitória como destino turístico”, salientou o autarca.

"No âmbito da gastronomia e animação, está ainda prevista a mostra de produtos locais como o Vinho Verdelho dos Biscoitos e também a referência às festas tradicionais, designadamente as Festas da Praia e das freguesias e vila do Concelho. Não poderia deixar de destacar a promoção do Carnaval, tradição única na nossa terra", reforçou.

"Por último, gostaria de referir a apresentação do XI Torneio do Ramo Grande como atrativo turístico ao nível do desporto de formação, contribuindo para reforçar a dinâmica social e económica do Concelho, pelo elevado número de visitantes que impulsiona", concluiu.

PROGRAMA DO MUNICÍPIO NA BTL

A primeira atividade realiza-se na quinta-feira,01, às 15h45, com a apresentação do vídeo promocional da Praia da Vitória, seguindo-se, às 18h00, a apresentação das atividades turísticas do concelho da Praia da Vitória. Nesta mostra, será feita a referência ao XI Torneio do Ramo Grande e também à prática de atividades relacionadas com a natureza, no âmbito da ação "Aventure-se na Terceira".

Na sexta-feira, 02, pelas 15h15, decorre a promoção do Vinho Verdelho dos Biscoitos. Meia hora mais tarde, tem início a apresentação das Festas da Praia da Vitória 2018. Finalmente, às 19h00, tem lugar a promoção do Carnaval da ilha Terceira, através da atuação de um bailinho.

“AÇORES, UM MAR DE EMOÇÕES”

Os Açores no seu conjunto também estarão presentes na 30ª edição da BTL com um stand de promoção do arquipélago sob o mote “Açores, um Mar de emoções”. A ideia é consolidar o posicionamento do Destino Açores, enquanto Turismo de Natureza Ativo, que proporciona experiências únicas nas paisagens autênticas de todo o arquipélago aos turistas que visitam a Região.

O stand dos Açores, que se encontra no pavilhão 1 da FIL, tem 874m2 e resulta de uma combinação de referências presentes na paisagem açoriana, que simbolizam a identidade do arquipélago.

Para além da utilização de materiais endógenos do arquipélago, como é o caso da madeira de criptoméria, serão ainda introduzidos elementos naturais, nomeadamente, jardins verticais, que simbolizam a essência da diversidade da flora deste arquipélago que tanto o caracteriza.

No interior do stand, os visitantes serão envolvidos por tapetes com imagens do mar dos Açores e telas de projeção, onde se apresentarão filmes de promoção turística da Região.

Quanto à participação dos agentes, estarão presentes 30 empresários ligados ao setor do turismo com módulo de negócio, ao qual se acresce a presença de operadores turísticos e companhias aéreas em balcão no stand para promoção da venda dos seus produtos.

Em termos de atividades, serão apresentados e divulgados alguns produtos gastronómicos da Região, da responsabilidade da Escola de Formação Turística e Hoteleira, e haverá um elemento lúdico simulado, com o objetivo de oferecer uma experiência na natureza através do canyoning, atividade em crescente na Região e que potencializa a sua capacidade no que ao turismo ativo diz respeito.

A BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa é reconhecida por ser a mais importante feira, em termos de promoção turística, do país e a segunda mais importante da península ibérica. Na edição de 2017, a BTL registou 40.113 visitas do público em geral e 37.888 visitas de profissionais. Contou com 1.050 expositores e apresentou 36 destinos internacionais. Nos dois primeiros dias, a BTL’18 destina-se a profissionais e nos restantes ao público.

GP-MPV/GaCS/HMB/JP