Jornal da Praia

PUB

FIM DE SEMANA COM DESCIDA ACENTUADA DE TEMPERATURA NO ARQUIPÉLAGO

Quinta, 22 de Fevereiro de 2018 em Atualidade 217 visualizações Partilhar

FIM DE SEMANA COM DESCIDA ACENTUADA DE TEMPERATURA NO ARQUIPÉLAGO

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou para uma descida acentuada da temperatura este fim de semana nos grupos ocidental e central, onde podem ocorrer fenómenos de queda de grazino e neve.

“Após a passagem de uma superfície frontal fria que deverá atravessar o arquipélago entre o dia de hoje e o início da manhã de sábado, os Açores ficarão sob a influência de uma massa de ar polar com a possibilidade de queda de granizo nos grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) no sábado e no domingo no oriental (São Miguel e Santa Maria)”, explicou a meteorologista Rita Mota.

De acordo com a meteorologista do IPMA nos Açores, está prevista uma descida acentuada da temperatura, em especial nos grupos ocidental, a partir madrugada de sábado, e no central na tarde de sábado.

Assim, estão previstas temperaturas mínimas de seis graus nas Flores, sete na Horta (Faial) e para Angra do Heroísmo (Terceira) oito graus.

“Mas, é natural que na noite e madrugada de domingo a mínima em Ponta Delgada (São Miguel) também desça um pouco, atingindo os nove graus”, acrescentou Rita Mota, referindo ainda que existe a possibilidade de nevar nas Flores nas quotas acima dos 800 metros e no Pico acima dos mil metros.

A meteorologista frisou que "com estas temperaturas e com a intensidade do vento, fresco a muito fresco com rajadas que podem atingir os 70 quilómetros, a sensação térmica no grupo ocidental pode variar entre menos um grau e os seis graus e no central entre os quatro e 10 graus".

Contudo, "não estão previstos quaisquer eventos de frio extremo ou queda abundante de precipitação ou neve", refere ainda um comunicado do IPMA, publicado na sua página da rede social Facebook, sobre a descida da temperatura.

A passagem da superfície frontal fria com atividade moderada a forte deverá ainda provocar um agravamento do estado do tempo em São Miguel e Santa Maria, ilhas que vão estar sob aviso amarelo entre as 00:00 de hoje e as 09:00 de sábado com previsões de chuva forte.

Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) emitiu um comunicado a recomendar medidas de autoproteção.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Lusa/JP