Jornal da Praia

PUB

CINEMA ALTERNATIVO NO AUDITÓRIO DO RAMO GRANDE

Terça, 30 de Janeiro de 2018 em Cultura e Desporto 147 visualizações Partilhar

CINEMA ALTERNATIVO NO AUDITÓRIO DO RAMO GRANDE

O Município da Praia da Vitória e o Cine-Clube da Ilha Terceira levam a cabo o projeto “O Outro Lado do Cinema”, que consiste na exibição de filmes alternativos no Auditório do Ramo Grande, numa quinta-feira de cada mês. Esta iniciativa, que visa a diversificação da oferta cinematográfica existente no Concelho, vem dar a conhecer novas perspetivas sobre temáticas relevantes para a dinamização social.

Carlos Armando Costa, vereador da Cultura da autarquia praiense, adianta que “o cinema comercial tem uma grande importância ao nível de atratividade e sustentabilidade cultural, no entanto, temos a obrigação de trazer às pessoas uma aposta variada em cinema. Trata-se de um conjunto de filmes premiados internacionalmente, que são baseados em factos verídicos e documentam a História e a sociedade”.

“Esta colaboração com o Cine-Clube tem como objetivo primordial reforçar a nossa oferta cultural e, por conseguinte, alcançar novos públicos, nomeadamente os jovens, que estão mais virados para o cinema comercial. Neste sentido, considero o projeto uma mais-valia para os praienses e para todos os amantes da sétima arte”, sublinhou.

“Relativamente à exibição do primeiro filme integrado neste projeto, “A Escolha do Rei”, que decorreu na passada quinta-feira, 25, fazemos um balanço positivo, o que demonstra as vantagens desta parceria e a importância da continuidade da mesma. Acreditamos que, ao longo dos próximos meses, a evolução será significativa, pois a qualidade das histórias previstas é inegável”, referiu o autarca.

Segundo Jorge Bruno, presidente da direção do Cine-Clube da Ilha Terceira, “estou muito satisfeito com a parceria estabelecida com o Município da Praia da Vitória pelo facto de podermos proporcionar ao público da ilha Terceira a oportunidade de visualizar filmes de qualidade num grande ecrã e numa sala com excelentes condições”.

“Gostaria também de referir as extensões de festivais internacionais de caráter temático que temos desenvolvido, designadamente o CineEco, dedicado ao Ambiente; o Muvi (Festival Internacional de Música no Cinema); a FACA (Festa de Antropologia, Cinema e Arte); e o InShadow, que está relacionado com a vídeo-dança e decorreu no âmbito do Outono Vivo do ano transato”, aludiu.

O Cine-Clube da Ilha Terceira é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1977, cujo principal objetivo se traduz na promoção, estudo e divulgação do cinema como meio de formação cultural.

GRATUIDADE PARA MENORES DE 18 ANOS

Integrado nesta parceria, está o acesso gratuito às sessões de cinema para menores de 18 anos, a fim de despertar nas camadas mais jovens o interesse para este género de filmes. Com esta medida, ambas as entidades pretendem potenciar a cultura cinematográfica na juventude.

" O Município da Praia da Vitória entende, enquanto promotor da Cultura no Concelho, que é fulcral dar a conhecer a arte nas suas mais diversas formas, apostando na diversidade junto de todas as faixas etárias. Cientes de que as novas gerações serão os impulsionadores do futuro, a nossa aposta começa exatamente nos jovens. Pretendemos reforçar o conhecimento destes sobre diferentes áreas e despertar a partilha de opiniões", explicou.

"Esta união de esforços entre nós, autarquia, e o Cine-Clube da Ilha Terceira é demonstrativa do que realmente se pode alcançar em prol do desenvolvimento socioeconómico local, algo que nos deixa extremamente satisfeitos", concluiu.

O projeto "O Outro Lado do Cinema" engloba, às quintas-feiras, pelas 21h00, a apresentação dos filmes "Uma Guerra", a 22 de fevereiro; "Sol de Chumbo", no dia 08 de março; "A minha Vida de Courgette", a 12 de abril; "Deus Branco", no dia 10 de maio; e "O Olhar do Silêncio", a 14 de junho.

GI-MPV/JP