Jornal da Praia

PUB

NA PRAIA DA VITÓRIA: SEMINÁRIO “ZONAS HÚMIDAS PARA UM FUTURO URBANO SUSTENTÁVEL”

Sexta, 26 de Janeiro de 2018 em No Concelho 122 visualizações Partilhar

NA PRAIA DA VITÓRIA: SEMINÁRIO “ZONAS HÚMIDAS PARA UM FUTURO URBANO SUSTENTÁVEL”

Estão abertas, até ao próximo dia 31, as inscrições para o seminário “Zonas Húmidas para um Futuro Urbano Sustentável”, que terá lugar na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, nos dias 01 e 02 de fevereiro. A iniciativa, que visa assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas, celebrado anualmente a 02 de fevereiro, culmina com uma incursão interpretativa às Furnas do Enxofre, no dia 03.

Os interessados em participar nos dias 01 e 02 podem inscrever-se através do endereço de correio eletrónico: newsletterlifecwr@gmail.com. Relativamente às inscrições para o passeio interpretativo, as mesmas podem ser realizadas também por email para o endereço parque.natural.terceira@azores.gov.pt ou pelo contacto telefónico: 295 403 800. Estas são gratuitas, mas têm caráter obrigatório e devem ser efetuadas até às 12h00 do último dia do mês de janeiro.

Segundo Paula Ramos, vereadora com competência na área do Ambiente, “o Município tem apostado na concretização de iniciativas que promovam as zonas húmidas, uma vez que estas desempenham um importante papel na mitigação das alterações climáticas, além de constituírem o habitat natural de inúmeras espécies de fauna e flora. Neste sentido, voltamos a realizar este seminário, sensibilizando a comunidade para a preservação destes locais e incentivando a partilha de conhecimentos e experiências acerca da importância das zonas húmidas”.

“Graças à sua biodiversidade, as zonas húmidas reúnem também excelentes condições para a observação de aves, uma atividade que tem registado um crescimento significativo no mundo inteiro, ao longo dos últimos anos”, disse.

“Não poderia deixar de destacar o trabalho efetuado no âmbito do projeto LIFE CWR (Coastal Wetland Restoration), criado com o intuito de restaurar e conservar a Infraestrutura Verde Húmida Costeira do nosso Concelho, composta pelos pauis da Pedreira do Cabo da Praia, do Belo Jardim e da Praia da Vitória, tendo este último sido classificado como zona húmida de importância internacional pela Convenção de Ramsar”, evidenciou.

O programa do evento inclui, no dia 01, entre as 09h30 e as 12h30, uma sessão de capacitação técnica, intitulada “Planeamento e Gestão de Áreas Húmidas”, com os oradores Frias Martins, João Porteiro e João Carlos Farinha.

Para o segundo dia está agendada a sessão de abertura, às 09h30, seguindo-se as intervenções de Frias Martins, pelas 09h45, que dará a conhecer a perspetiva global da temática do seminário; João Porteiro, às 10h15, que abordará a perspetiva da Convenção Ramsar; e Paula Ramos, que falará acerca da perspetiva autárquica, pelas 10h45.

Às 11h30, a equipa do projeto LIFE CWR apresentará os resultados preliminares na perspetiva ecológica. De seguida, pelas 11h50, Ana Rodrigues revelará os resultados preliminares na perspetiva socioeconómica.

Mais tarde, pelas 14h00, José Azevedo abordará o tema “Enguia Europeia – Importância das Zonas Húmidas dos Açores para a Conservação de uma Espécie Ameaçada”. Meia hora depois, será apresentada a análise qualitativa da água da Infraestrutura Verde Húmida Costeira da Praia da Vitória, por César Pimentel. Às 15h00, Carla Silva explicará o papel da Direção Regional do Ambiente na Sustentabilidade das Zonas Húmidas dos Açores, seguindo-se a intervenção de Francisco Maduro-Dias, subordinada à temática “Os Pauis da Praia para Além do Horizonte”. A sessão de encerramento está prevista para as 16h00.

No último dia, decorrerá uma incursão interpretativa à zona húmida das Furnas do Enxofre, pelas 09h00. O percurso, com cerca de dois quilómetros, terá a duração de aproximadamente uma hora.

GP-MPV/JP