Jornal da Praia

PUB

POTENCIAL GEOSTRATÉGICO DA TERCEIRA EM DEBATE NA PRAIA DA VITÓRIA

Quarta, 24 de Janeiro de 2018 em Atualidade 116 visualizações Partilhar

POTENCIAL GEOSTRATÉGICO DA TERCEIRA EM DEBATE NA PRAIA DA VITÓRIA

A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo promove esta sexta-feira, dia 26 de janeiro, com início pelas 09:30, a “Conferência do Mar”, que terá lugar na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira. Integrada no ciclo de conferências “Competitividade e Cooperação”, este evento terá como principal objetivo discutir estratégias que potenciem a importância geoestratégica da ilha Terceira, no panorama nacional e internacional, para dois clusters com grande potencial: turismo e logística.

O primeiro painel abordará justamente o potencial geoestratégico da região, em concreto da ilha Terceira, nas designadas autoestradas marítimas. Com recurso à partilha de case studies locais recentes, a temática da logística marítima focar-se-á ainda no que deverá ser feito para que este potencial possa ser aproveitado, além da partilha de estratégias logísticas aplicadas no território nacional. Ricardo Félix, Presidente da Logistema; João Manuel Vargas, Diretor Geral dos Portos da Terceira e Graciosa; Vítor Caldeirinha, Professor de Gestão Portuária, Shipping&Port serão os primeiros oradores, após a abertura de Sandro Paim, Presidente da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo

PRAIA DA VITÓRIA NA ROTA DOS CRUZEIROS

Mas a posição geográfica da Ilha Terceira apresenta também um enorme potencial em termos turísticos, designadamente para o turismo de cruzeiros. A este nível o Primeiro-Ministro António Costa referiu recentemente que “o Turismo de Cruzeiros tem condições únicas do ponto de vista geoestratégico para ser uma área de franco crescimento”. O segundo painel forcar-se-á no Porto da Praia da Vitória, procurando compreender-se como poderá ser desenvolvida esta tipologia de turismo e que estratégias deverão ser implementadas para captação de cruzeiros. Este painel contará com o contributo Tibério Dinis, Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória; Pedro Silva, Administrador da Portos dos Açores e Ricardo Ferreira (Diretor Geral da Lisbon Cruise Terminals)

Finalmente, no terceiro painel a abordagem será dividida em duas partes: a primeira com uma temática de ordenamento do território, visto que as cidades portuárias têm características muito especificas e necessárias adaptações; a segunda com a componente da formação e qualificação de pessoal para desempenhar funções essenciais em cidade portuárias. João Figueira de Sousa, da Faculdade Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova Lisboa e Fernando Cruz Gonçalves da Escola Náutica Infante D. Henrique serão os oradores convidados neste painel.

CCAH/JP