Jornal da Praia

PUB

FARMÁCIAS DOS AÇORES ORGANIZAM PLANO DE VACINAÇÃO DE ÚLTIMA HORA

Sexta, 12 de Janeiro de 2018 em Atualidade 97 visualizações Partilhar

FARMÁCIAS DOS AÇORES ORGANIZAM PLANO DE VACINAÇÃO DE ÚLTIMA HORA

Com o pico da gripe previsto para os próximos dias em Portugal, segundo dados do Instituto Nacional de Saúde, Dr. Ricardo Jorge, as farmácias estão a fazer um derradeiro esforço para vacinar a população ainda desprotegida. No arquipélago do Açores existem pelo menos 42 farmácias habilitadas a administrar vacinas contra o vírus da gripe.

Em todo o país (continente e ilhas), existem pelo menos 2.326 farmácias habilitadas a administrar a vacina contra a gripe. Esta semana reforçaram stocks, para facilitarem o acesso à vacina aos portugueses de qualquer ponto do território.

“As farmácias são a rede de serviços de saúde melhor distribuída no território e de mais fácil acesso pela população, por isso devem assumir a sua responsabilidade na proteção da Saúde Pública”, declara Rute Horta, Diretora de Serviços Farmacêuticos da Associação Nacional das Farmácias (ANF).

A vacinação evita mortes, diminui os riscos associados à doença e está indicada durante todo o Outono e Inverno. “As pessoas devem vacinar-se já. Nunca é tarde para prevenir”, apela Rute Horta, farmacêutica com dez anos de experiência em campanhas de vacinação.

As farmácias dispõem de farmacêuticos com formação específica e reúnem todas as condições de segurança protocoladas para a administração de vacinas. Até ao momento, já foram dispensadas 509 mil vacinas na rede de farmácias.

Na ilha Terceira são 11 as farmácias habilitadas a proceder à vacinação. Oito no concelho de Angra do Heroísmo e três no concelho da Praia da Vitória. No concelho da Praia da Vitória poderá vacinar-se na Farmácia Silva, no Largo Conde da Praia da Vitória, 26, e na Farmácia Cabral, na Praça Francisco Ornelas da Câmara, ambas na freguesia citadina de Santa Cruz. Na vila das Lajes, a Farmácia Andrade, na Rua Dr. Adriano Paim, 142-A, também procede à vacinação contra a gripe.

LPM/JP