Jornal da Praia

PUB

NATAL 2017: PRAIA DA VITÓRIA ENCANTADA

Quinta, 30 de Novembro de 2017 em No Concelho 97 visualizações Partilhar

NATAL 2017: PRAIA DA VITÓRIA ENCANTADA

A partir desta sexta-feira, 01 de dezembro, a Praia da Vitória acolhe um conjunto de iniciativas, subordinadas à temática “A Cidade Encantada”, com vista à celebração da quadra natalícia. As mesmas, que decorrem até 06 de janeiro, foram apresentadas, em conferência de imprensa, na manhã de quarta-feira, 29, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“Resolvemos apostar novamente na realização de ações que tragam vida e movimento à cidade da Praia da Vitória nesta época de Natal, muito valorizada por todas as pessoas, desde as crianças até aos idosos”, adiantou o presidente da edilidade praiense, Tibério Dinis.

“Este ano, a iluminação de Natal regressará à Praia da Vitória. Optámos por efetuar um reforço neste âmbito, no sentido de contribuir para a dinamização da nossa cidade. Também teremos um Mercado de Natal, composto por diversas peças de artesanato, valorizando assim esta arte e os artesãos da Ilha”, acrescentou.

“A programação de Natal está orçada em aproximadamente 50 mil euros. Cremos que é fundamental investir na promoção da cidade, demonstrando o que de melhor temos para oferecer a quem nos visita por esta altura e incentivando a comunidade a efetuar compras nas lojas do comércio tradicional. Queremos tornar agradáveis os passeios pela Praia da Vitória durante esta celebração”, destacou.

Carlos Armando Costa, vereador da Cultura, apresentou o programa, frisando a diversidade que o caracteriza.

“Temos um programa bastante vasto e diversificado, que vai de encontro às preferências das diferentes faixas etárias, dando especial enfoque às nossas crianças, que vivem esta época de Natal de uma forma muito intensa. Neste sentido, com a cooperação das escolas, colocámos um marco em cada uma das freguesias para os mais novos deixarem as suas cartas de Natal. Essas cartas serão posteriormente recolhidas e colocadas na Casa do Pai Natal, que funcionará na Praça Francisco Ornelas da Câmara”, explicou.

Tiago Ormonde, vereador responsável pelo Programa VitÓria, fez referência ao  Concurso de Montras e Sorteio de Natal.

“Contaremos com mais uma edição do tradicional Concurso de Montras, a fim de promover os estabelecimentos comerciais locais, bem como do Sorteio de Natal VitÓria, que tem como objetivo primordial incentivar as pessoas a fazerem as suas compras de Natal no comércio tradicional. Assim, estaremos a contribuir para o desenvolvimento económico deste Concelho”, referiu.

PROGRAMA DE NATAL

A programação de Natal inclui, de 01 a 24, o Mercado de Natal, com a iniciativa “Café com Artesanato”, aos fins de semana e feriados, das 12h00 às 19h00, no Largo da Luz.

No dia 02, terá lugar o concerto de Maria Bettencourt, às 21h30, no Auditório do Ramo Grande. No mesmo local, decorrerá, no dia 06, a atuação da Filarmónica as Sociedade Progresso Lajense, pelas 21h30.

A abertura da iluminação está marcada para o dia 08. Neste dia, haverá também animação musical, entre as 16h00 e as 18h00, com o espetáculo “Vamos Cantar com a Cacau, no Natal” e o Coro da Oficina de Música da Escola Francisco Ornelas da Câmara, na Rua de Jesus.

Nos dias 08 e 10, terá lugar a atividade “Contos de Natal”, às 16h00, na Casa do Pai Natal, que estará patente de 08 a 24, aos fins de semana e feriados, entre as 16h00 e as 19h00, na Praça Francisco Ornelas da Câmara.

Entre os dias 08 e 23, aos fins de semana e feriados, será realizada a Viagem de Comboio, das 18h00 às 19h00, na Praça Francisco Ornelas da Câmara e Rua da Jesus.

De 08 a 24, entre as 16h00 e as 19h00, aos fins de semana e feriados, estarão disponíveis insufláveis, pinturas faciais e passeios de póneis para crianças, no Largo da Luz, no Largo de Jesus e na Praça Francisco Ornelas da Câmara.

A 09, o grupo “Batukes”, anima a Rua de Jesus, entre as 16h00 e as 18h00. No mesmo dia, decorre a Visita da Bela e o Monstro à Cidade Encantada, à mesma hora.

Para o dia 10, à mesma hora, está agendada a iniciativa “Madagáscar na Cidade Encantada”.

Nos dias 10, 17 e 23, a Praça Francisco Ornelas da Câmara acolhe, pelas 19h00, o espetáculo “Dar Música ao Natal”.

Para o dia 14, está agendada a estreia do filme “Star Wars: Os Últimos Jedi”, às 21h00, no Auditório do Ramo Grande. O mesmo será exibido até ao dia 20.

Nos dias 16 e 17, será apresentado, no Auditório do Ramo Grande, o filme infantil “A Estrela de Natal”, às 18h00 e às 15h00, respetivamente.

A 17, terão lugar a Corrida de Natal, no Passeio da Marina, às 15h30, e a atividade “Minions na Cidade Encantada”, entre as 16h00 e as 18h00, na Rua de Jesus.

Para o dia 22, pelas 21h00, está previsto o concerto da Filarmónica da Sociedade Recreio Lajense, que contará com a participação de José Manuel Raminhos, solista da Banda de Alcochete.

No dia 23, pelas 16h00, decorre o teatro de fantoches, intitulado “A História de Natal”, na Praça Francisco Ornelas da Câmara. No mesmo dia, o músico João Pedro Santos anima a Rua de Jesus, entre as 16h00 e as 18h00.

A 31, será realizada a habitual Passagem de Ano, na Tenda da Marina.

O programa natalício culmina com a XIII edição do tradicional “Vamos Cantar os Reis”, às 19h30, na Rua de Jesus e Praça Francisco Ornelas da Câmara.

CONCURSO DE MONTRAS E SORTEIO DE NATAL “VitÓria”

As atividades de Natal englobam ainda o tradicional Concurso de Montras e o Sorteio de Natal, ambos realizados no âmbito do Programa VitÓria.

Relativamente à primeira iniciativa, que decorrerá no dia 08, a votação será efetuada pelos vários estabelecimentos comerciais inscritos no Concurso e pelo público em geral.

O vencedor receberá um outdoor, que será exposto durante um mês no concelho da Praia da Vitória, assim como spots  de rádio, que terão a periodicidade de seis meses. Ao segundo classificado, serão atribuídos spots de rádio, durante seis meses.

O terceiro prémio consiste numa página de publicidade em três edições da revista “Motor View” e o quarto e quinto classificados serão contemplados com 1500 e 1000 flyers promocionais, respetivamente.

No que concerne ao Sorteio de Natal VitÓria, na compra de artigos de valor superior a 20 e/ou 5 euros, o cliente receberá uma senha que será posteriormente sorteada.

Na primeira fase, cada uma das lojas aderentes à iniciativa atribuirá pelo menos um prémio aos clientes vencedores, a ser sorteado no dia 05 de janeiro.

Na segunda fase, serão oferecidos pelo VitÓria vouchers no valor de 1000, 500, 250, 200, 125 e 50 euros aos vencedores do primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto e sexto lugares, respetivamente. Este Sorteio será realizado no dia 06 de janeiro, pelas 21h00, na Praça Francisco Ornelas da Câmara.

GP-MPV/JP