Jornal da Praia

PUB

DECORRE EXERCÍCIO “TOURO 2017”

Segunda, 20 de Novembro de 2017 em Atualidade 58 visualizações Partilhar

DECORRE EXERCÍCIO “TOURO 2017”

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) organiza, entre 20 e 24 de novembro, o exercício “Touro 2017”, que envolverá mais de meio milhar de pessoas e visa treinar a estrutura operacional das diferentes entidades com responsabilidade em matéria de Proteção Civil, neste caso, para uma situação de sismo.

Esta ação, que se enquadra no plano anual de exercícios do SRPCBA, pretende testar a condução das ações a tomar em caso de diversas ocorrências, de acordo com as capacidades e possibilidades das entidades participantes.

O exercício será executado durante 36 horas, sendo simulados pedidos de socorro de cidadãos, habitações destruídas, estradas obstruídas, populações isoladas, evacuações de populações, pessoas desaparecidas e outros acidentes e incidentes que se enquadrem numa situação de sismo.

A ação vai desenrolar-se na antiga fábrica da Pronicol, em Angra do Heroísmo, num cenário multivitimas de grande escala, e no Centro de Formação do SRPCBA, com cenários de desabamento, incêndio e explosão.

Estarão envolvidos neste exercício todos os agentes de Proteção Civil, nomeadamente as corporações de bombeiros de Angra do Heroísmo, da Praia da Vitória e de outras ilhas do Grupo Central dos Açores, assim como uma equipa de bombeiros da Madeira, a convite do SRPCBA.

Para além dos bombeiros, o exercício “Touro 2017” envolverá as direções regionais da Saúde, do Turismo, das Obras Públicas e Comunicações, da Habitação, do Ambiente e dos Recursos Florestais assim como o Laboratório Regional de Engenharia Civil, o Instituto da Segurança Social dos Açores e o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores.

Estarão também envolvidas neste exercício as duas câmaras municipais da ilha Terceira, através dos seus serviços de Proteção Civil, bem como a PSP, a GNR, as associações de radioamadores da ilha Terceira e o Comando Operacional dos Açores, através dos seus diferentes ramos e valências.

GaCS/SRPCBA/AIC