Jornal da Praia

PUB

XVI EXPOSIÇÃO AGROCOMERCIAL DA ILHA TERCEIRA

Sexta, 03 de Novembro de 2017 em No Concelho 39 visualizações Partilhar

XVI EXPOSIÇÃO AGROCOMERCIAL DA ILHA TERCEIRA

A cidade da Praia da Vitória acolheu no último fim de semana de outubro, mais precisamente de 27 a 29, a XVI exposição Agrocomercial da ilha Terceira – “Agroter 2017” – evento de mostra das potencialidades do setor agropecuário terceirense e simultaneamente de oportunidades de negócio, troca de experiências e convívio dos profissionais do mesmo.

Durante três dias, quem lá se deslocou, teve a oportunidade de observar os mais belos e significativos exemplares das mais diversas raças. Vacas de produção leiteira, robustos e corpulentos bovinos destinados ao setor da carne, não esquecendo, a raça autóctone do Ramo Grande, todas elas, demonstrativas da grande vitalidade do setor na ilha Terceira e do esforço dos agricultores locais na modernização das suas explorações, permitindo-lhes produções cada vez com melhor qualidade.

Para além dos concursos da raça leiteira Holstein Frísia, nas categorias de vitelas, novilhas e vacas em lactação, de bovinos da raça Ramo Grande e bois puros de raças de carne, houve também uma palestra sobre genotipagem em bovinos leiteiros da raça Holstein Frísia e os menos crescidos tiveram a oportunidade de testar a suas perícias no manejo de gado, proporcionado pela Escola de Jovens Manejadores de Bovinos da Raça Holstein Frísica. Marcaram ainda presença na mostra, como expositores, várias entidades e atividades relacionadas com o setor.

Esta terá sido a última vez que a Praia da Vitória acolheu a Feira, já que a edição do próximo ano, deverá realizar-se no novo Parque Multisetorial da ilha Terceira, a concluir brevemente e que será oficialmente inaugurado com a realização da “Feira Açores 2018”, que terá lugar no próximo ano na Terceira.

JP/Foto: Rui Sousa