Jornal da Praia

PUB

ESSÊNCIAS DOS AÇORES: GENUÍNOS SABORES COM ALMA DE TRADIÇÃO

Sexta, 03 de Novembro de 2017 em No Concelho 56 visualizações Partilhar

ESSÊNCIAS DOS AÇORES: GENUÍNOS SABORES COM ALMA DE TRADIÇÃO

Em pleno centro urbano da Praia da Vitória, na rua Conselheiro Nicolau Anastácio, a escassos metros da rua de Jesus, a pequena loja de retalho “Essência dos Açores” convida-nos a conhecer a verdadeira alma da tradição açoriana, com uma cuidadosa seleção de produtos artesanais das noves ilhas dos Açores. Do mel, aos chás, do atum aos enchidos, dos aperitivos às cervejas, vinhos, licores e aguardentes, muitos são os sabores, os aromas, e até, peças decorativas e ornamentais à nossa escolha, produzidas com a qualidade e genuinidade de simples e autênticos produtores destas 9 ilhas de bruma.

Inaugurada em junho do presente ano, a loja “Essência dos Açores”, resulta do espírito atento de duas jovens irmãs, Catarina e Anaísa Estrela, que constatando a inexistência na Praia da Vitória, de um estabelecimento exclusivamente dedicado à comercialização de produtos de origem açoriana, abraçaram o desafio de dar uma resposta a esta necessidade, lançando um projeto ousado e profundamente identificado com o seu sentir açoriano, não só com vista a aproveitar os fluxos de turistas dos últimos tempos, mas também, proceder à promoção dos produtos de origem regional junto dos consumidores locais. “A ideia surgiu-nos porque verificámos que na Praia da Vitória, não havia um único estabelecimento que venda apenas produtos dos Açores, e, achamos que isto seria uma mais-valia para a cidade, não só como resposta ao fluxo turístico mas também como promoção dos nossos produtos junto das nossas populações”, disseram ao JP, exemplificando, “muitas vezes, o que acontece é que as pessoas desconhecem os nossos produtos, e assim não os valorizam, e o facto de estarmos aqui no centro da cidade, é uma forma de os promover e desta forma potenciar o seu consumo com efetivos ganhos para toda a nossa economia”.

Completamente atarefadas com todo os preparativos de montagem do negócio, que envolveram desde das questões administrativos, às logísticos e legais, a denominação, mereceu por pate das duas empresárias um especial e atento cuidado. As irmãs Estrela, pretendiam um nome que sendo simples, de fácil leitura e facilmente compreensível em inglês, espelha-se de forma absolutamente clara a verdadeira génese do negócio – alma de tradição açoriana – escolhendo para tal um palavra forte e expressiva da dimensão autenticamente insular do mesmo. “Essência dos Açores” é assim, a síntese de uma proposta comercial de produtos açorianos, produzidos por açorianos e com raízes açorianas.

O contato direto com os produtores foi também uma das apostas das jovens empresárias, permitindo por um lado, proporcionar mercado aos pequenos mas qualitativos pequenos produtores açorianos, como também, apresentar produtos diferenciadores e exclusivos. Nesse sentido, é exemplo, o Café da Fajã dos Vimes da ilha de São Jorge – única plantação de café de toda a Europa – que até agora só era possível encontrar no Café Nunes daquela ilha, e hoje, pode ser encontrado na loja “Essência dos Açores” na Praia da Vitória. “Fomos diretamente a produtores muito pequenos, porque achamos que é nos produtores pequenos que estão os produtos de maior qualidade e dessa forma faze-mos chegar às pessoas produtos de que outra forma não teriam acesso”, disseram.

Com o aproximar da época natalícia e a pensar numa resposta diferenciada e marcadamente açoriana, as empresárias preparam uma Campanha de Natal com a disponibilização de cabazes de diversas dimensões, padrões qualitativos e acessíveis às mais variadas bolsas. Para além dos cabazes pré-definidos e imediatamente disponíveis, os clientes poderão ainda personalizar totalmente o conteúdo do seu cabaz de acordo com as suas preferências pessoais ou no caso de oferta, com os produtos que mais agradam os seus destinatários.

JP/Foto: Rui Sousa

NE: Artigo publicado na edição impressa n.º 507 de 27 de outubro de 2017