Jornal da Praia

PUB

NATAÇÃO: CAMPEONATO REGIONAL DE CLUBES

Quinta, 02 de Novembro de 2017 em Cultura e Desporto 39 visualizações Partilhar

NATAÇÃO: CAMPEONATO REGIONAL DE CLUBES

Realizou-se nos passados dias 28 e 29 de outubro, na piscina do Complexo Desportivo Vitorino Nemésio, o Campeonato Regional de Clubes prova organizada pela ANARA - Associação de Natação da Região Açores.

Nesta prova participaram 9 clubes, Clube Naval da Horta - CNH (equipa masculina e feminina), Clube Naval da Praia da Vitória - CNPV (equipas masculina e feminina), Academia Desportiva dos Açores - ADA (equipa masculina), Núcleo Sportinguista da Ilha Terceira -NSIT (equipas masculina e feminina), Clube Desportivo dos Bombeiros da Ribeira Grande - CDBRG (equipa feminina), Clube Desportivo Escolar de Ponta Garça - CDEPG (equipas masculina e feminina), Clube Desportivo Escolar de Água de Pau - CDEAP (equipas masculina e feminina), Clube de Atividade Física dos Bombeiros de Ponta Delgada – CAFBPD (equipas masculina e feminina) e Clube Naval de Ponta Delgada – CNPDL (equipas masculina e feminina), num total de 108 nadadores.

Este Campeonato tem a particularidade de ser o único a nível regional, em que é atribuída pontuação a cada prova, sendo Campeão Regional o clube que ao fim das três sessões de prova, somar mais pontos. Num campeonato destas características, esta foi uma participação recorde, igualando-se o número de clubes e aumentando o número de nadadores.

Relativamente aos resultados desportivos, em termos individuais, alguns nadadores alcançaram tempos mínimos de acesso aos campeonatos nacionais e zonais das suas categorias, que se irão realizar no próximo mês de dezembro (Campeonato Zonal de Juvenis e Campeonato Nacional de Piscina Curta - absolutos), tendo sido alcançadas pela primeira vez, ou renovadas marcas de Jovem Talento Regionais.

Relativamente à classificação geral feminina, foi Campeão Regional de Clubes o Clube de Atividade Física dos Bombeiros de Ponta Delgada (129 pontos), em 2º lugar o Clube Naval de Ponta Delgada (116 pontos), em 3º lugar o Clube Naval da Praia da Vitória (103 pontos), em 4º lugar o Núcleo Sportinguista da Ilha Terceira (84 pontos); em 5º lugar o Clube Desportivo dos Bombeiros Ribeira Grande (58 pontos), em 6º lugar o Clube Naval da Horta (45 pontos), em 7º lugar o Clube Desportivo Escolar de Ponta Garça (26 pontos) e em 8º lugar o Clube Desportivo Escolar de Água de Pau (20 pontos).

No que diz respeito à classificação geral masculina, em 8º lugar ficou o Clube Desportivo Escolar de Água de Pau (22 pontos), em 7º lugar classificou-se o Clube Desportivo Escolar de Ponta Garça (28 pontos), em 6º lugar o Núcleo Sportinguista da Ilha Terceira (63 pontos); em 5º lugar o Clube Naval da Horta (63 pontos); em 4º lugar Academia Desportiva dos Açores (81 pontos); em 3º lugar Clube Naval de Ponta Delgada (87 pontos); em 2º lugar Clube Naval da Praia da Vitória (118 pontos) e em 1º lugar o Clube de Atividade Física dos Bombeiros de Ponta Delgada (126 pontos).

Das 16 provas nadadas, em femininos, 10 vitórias foram alcançadas pelo Clube de Atividade Física dos Bombeiros de Ponta Delgada e 6 pelo Clube Naval de Ponta Delgada.

Das 16 provas disputadas, em masculinos, o clube com mais classificações em primeiro lugar, foi o CAFBPD, com 9 vitórias, seguindo-se o CNPV com 5 vitórias e o ADA com 2 vitórias.

As nadadoras Laura Fonseca, Ana Sofia Dias e Margarida Silva foram as únicas a vencerem as 3 provas individuais que realizaram ao longo do campeonato.

Dos 8 clubes femininos, 4 disputaram o acesso à 3.ª divisão (CNPD, CNPV, CNH e NSIT) em simultâneo com a fase continental que decorreu em Bragança. Eram apurados os 11 primeiros, conseguindo o CNPD o 7.º e o CNPV o 11.º lugar e respetivo apuramento.

Em masculinos, haviam 9 vagas para acesso à 3ª divisão, tendo 3 clubes dos açores disputado o acesso (CNPV, CNH e NSIT), o CNPV ficou em 8º lugar, sendo assim apurado.

O campeonato nacional de clubes, 3.ª divisão irá realizar-se na Guarda, no dia 1 de dezembro. Estarão a representar a natação açoriana: CAFBPD (com equipas fem e masc); CNPV (com equipas fem e masc) e CNPD (com equipas fem e masc).

Individualmente, destaque para os nadadores que bateram recordes regionais de escalão:
Gustavo Silva (ADA) - 200Costas/200Estilos/100Costas
Vasco Aguiar (ADA) - 200Mariposa
Laura Fonseca (CNPD) - 400Livres (por duas vezes) e 800Livres

ANARA/JP