Jornal da Praia

PUB

CÂMARA DA PRAIA APOSTA NA AGRICULTURA PARA ALAVANCAR ECONOMIA LOCAL

Terça, 31 de Outubro de 2017 em Atualidade 37 visualizações Partilhar

CÂMARA DA PRAIA APOSTA NA AGRICULTURA PARA ALAVANCAR ECONOMIA LOCAL

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, acredita que a dinamização da economia local passa pela aposta na vertente agrícola, assumindo que este setor poderá contribuir para a redução da dependência económica associada à Base das Lajes. A ideia foi transmitida na sessão de abertura da Feira Agroter, que decorreu na tarde de sexta-feira, 27, na Zona Verde do Paul, na Praia da Vitória.

“O setor agrícola assume um papel fulcral na nossa economia. Sabemos que o que produzimos localmente é de qualidade e, através desta feira, estamos a reforçar o que temos de melhor para oferecer à comunidade. Ações como esta são importantes para alavancar a produção agrícola e acredito que estamos no caminho certo para fortalecermos o setor, contribuindo, concretamente na Praia da Vitória, para reduzir a dependência económica face à Base das Lajes", referiu o autarca.

"É necessário dar a conhecer as potencialidades da nossa terra além-fronteiras, nomeadamente o que este setor produz, o que pode exportar e também comercializar a nível nacional e europeu. A Câmara Municipal estará disponível para, mediante as suas competências, apoiar a agricultura e reforçar as mais-valias da nossa produção", acrescentou.

"Apostamos num setor agrícola forte, que com o apoio dos setores das pescas e do turismo serão fundamentais para alavancar o nosso Concelho e fazer face aos desafios económicos existentes na Praia da Vitória", disse.

"Estão reunidas as condições para que, ao longo de três dias, o certame dê a conhecer à comunidade o trabalho dos produtores na promoção das potencialidades locais. Agradeço ao Governo Regional dos Açores e à Associação Agrícola da Ilha Terceira por todo o esforço e dedicação desenvolvidos na Praia da Vitória", concluiu.

O presidente da Associação Agrícola da Ilha Terceira, José Azevedo, reivindica os apoios agrícolas por parte do Governo Regional, defendendo a sua importância como parceiro na valorização do setor.

O representante do Governo Regional dos Açores acredita ainda que a política europeia tem um papel importante no mercado ao nível da defesa da carne e do leite açorianos.

“Gostaria de salientar a aplicação de medidas que não envolvam o pagamento de IVA às empresas de comercialização retalhista com o acerto de autoliquidação, visto que não prejudicam as receitas do Estado Português. Estimamos que a nível nacional estas tenham um impacto superior a 100 milhões de euros anuais, permitindo ganhar uma fasquia de mercado dominada por outros países.”

José Ventura, diretor regional da Agricultura, salientou o trabalho desenvolvido na concretização da Feira Agrocomercial e também o apoio dado na promoção do setor.

“A Agroter é uma feira de referência no panorama regional, constituindo uma excelente oportunidade para promover os bons produtos agropecuários terceirenses e demonstrar a evolução alcançada por todo o setor, particularmente na bovinocultura leiteira”, referiu

“Apesar dos desafios com que nos confrontamos, o setor agrícola registou uma evolução muito expressiva no que respeita à modernização e na criação de valor acrescentado aos seus produtos lácteos. O percurso realizado nas últimas décadas e assente numa estratégia sempre concertada com os parceiros sociais transmite-nos a confiança e a convicção de que o setor continuará a ter futuro”, concluiu.

A feira agrícola decorreu entre os dias 27 e 29 de outubro, junto à Zona Verde, na Praia da Vitória.

GP-MPV/JP