Jornal da Praia

PUB

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA: GOVERNO DOS AÇORES AUSCULTA TRABALHADORES DE TODAS AS ILHAS

Terça, 10 de Outubro de 2017 em Atualidade 34 visualizações Partilhar

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA: GOVERNO DOS AÇORES AUSCULTA TRABALHADORES DE TODAS AS ILHAS

O Vice-Presidente do Governo revelou hoje, nas Velas, que, através da iniciativa 9+, estão a decorrer encontros dedicados à inovação para promover a reflexão e recolher contributos dos trabalhadores das nove ilhas do arquipélago, no âmbito do processo de elaboração do Plano Estratégico de Modernização e Reforma da Administração Pública Regional.

“Queremos auscultar os trabalhadores, independentemente do cargo, categoria ou função, para enriquecer o debate com diferentes perspetivas”, afirmou Sérgio Ávila na sessão de abertura do 'worshop@inovação'.

Para o titular da pasta da Administração Pública, são os trabalhadores “quem está mais habilitado a dar o seu contributo na identificação dos constrangimentos, quer a nível do 'BackOffice' (processos e procedimentos internos), quer a nível do 'FrontOffice (atendimento ao público)”.

“Não obstante o caminho já trilhado na modernização da Administração Pública Regional com a implementação de projetos pioneiros e inovadores, reconhecidos quer ao nível do país, quer além-fronteiras, é sempre possível fazer mais e melhor”, frisou Sérgio Ávila.

Nesse sentido, de “fazer mais e melhor para melhor servir os cidadãos e as empresas dos Açores”, o Vice-Presidente afirmou que o Governo elegeu “a modernização e a reestruturação da Administração Pública Regional como um dos desígnios a prosseguir no quadriénio 2017-2020, consolidando um percurso de eficiência, eficácia, abertura e cada vez maior transparência e acessibilidade”.

Na sua intervenção, Sérgio Ávila anunciou que esta iniciativa de auscultação dos trabalhadores, designada por 9+, não se esgota neste momento, pois o Executivo pretende continuar “a receber os contributos dos trabalhadores e a promover momentos de reflexão e discussão sobre o futuro da administração”.

“Assim, durante 2018, será disponibilizada uma ferramenta online interativa para recolha dos 'inputs' dos trabalhadores e interação com o Governo dos Açores, através da Vice-Presidência do Governo, por intermédio da EMRAP - Estrutura de Missão de Modernização e Reforma da Administração Pública”, adiantou o governante.

Sérgio Ávila sublinhou ainda a importância de vencer o desafio da adaptação da Administração Pública a novas realidades, tornando-a mais “simples, mais inovadora e mais próxima dos Açorianos”.

GaCS/OG/JP