Jornal da Praia

PUB

AUDITÓRIO DO RAMO GRANDE ACOLHEU “SUMMIT EDUCACIONAL PRAIA 2017

Segunda, 09 de Outubro de 2017 em No Concelho 28 visualizações Partilhar

AUDITÓRIO DO RAMO GRANDE ACOLHEU “SUMMIT EDUCACIONAL PRAIA 2017

Unir esforços na concretização de medidas e programas que vão de encontro às necessidades das sociedades atuais constitui um dos objetivos centrais ao desenvolvimento territorial. Estas ações devem envolver os poderes públicos, as administrações escolares e as comunidades locais. A ideia foi veiculada por Paula Ramos, vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, na abertura do evento "Summit Educacional Praia 2017", que decorreu na sexta-feira, 06, no Auditório do Ramo Grande.

"Promover a reflexão das diversas temáticas que envolvem a educação e, por conseguinte, o desenvolvimento do nosso território é fundamental para ultrapassar os desafios sociais que se impõem no quotidiano escolar. Acreditamos que a concretização de medidas que envolvam os jovens no progresso local reside na união de esforços entre as pessoas que detêm as ferramentas necessárias à evolução, nomeadamente os poderes públicos, as administrações escolares e as comunidades locais", referiu.

"Os municípios, as entidades escolares, assim como nós, enquanto cidadãos ativos da sociedade, devemos trabalhar em uníssono, assumindo o apoio na formação e no conhecimento junto de todas as gerações. Sabemos o quanto esta aposta é fundamental na promoção da educação e, acima de tudo, partilhamos desta visão para o futuro", acrescentou.

"A educação é um dos pilares da identidade do projeto de desenvolvimento da Praia da Vitória. Acreditamos que reside na formação e na educação o segredo para o sucesso de um rumo progressista, que continua em concretização neste Concelho", destacou.

"Na nossa ótica, cada um de vós, mais do que professor, é um construtor de mentalidades e de cidadania. No entanto, sabemos que estas funções não são exclusivamente vossas, uma vez que devemos todos assumir parte deste papel na partilha de experiências e saberes com o próximo", afirmou.

"Relembro a importância de também refletirmos sobre as novas metodologias de ensino e as situações externas que afetam de forma negativa e positiva o quotidiano escolar. A imagem e a autoridade que projetam os professores junto dos alunos são fatores que devem ser tidos em conta neste encontro, a fim de reafirmarmos a proximidade com as nossas crianças e jovens", enalteceu.

A edil praiense agradeceu à organização do "Summer Educacional Praia 2017", destacando o trabalho desenvolvido pelos docentes na comunidade. Este agradecimento foi extensível a todas as pessoas que se dedicam diariamente a formar as futuras gerações, dando o exemplo e apoiando a sua integração na sociedade.

Esta ação, que decorreu nos dias 06 e 07, no Auditório do Ramo Grande, visou o debate de temas relacionados com o desenvolvimento da educação e o seu papel na construção de sociedades capazes de corresponder aos desafios do século XXI.

GCMPV/JP