Jornal da Praia

PUB

Outono Vivo -Mar de Cultura

Sexta, 16 de Novembro de 2007 em Editorial 820 visualizações Partilhar

Outono Vivo -Mar de Cultura

A Câmara Municipal da Praia da Vitória, realizou pela segunda vez o evento cultural denominado Outono Vivo, que decorreu no espaço junto à Marina da Praia da Vitória entre os dias 26 de Outubro e 4 de Novembro de 2007.

Aproveitando uma época em que não há festividades tradicionais, a Câmara Municipal da Praia da Vitória teve uma brilhante iniciativa a nível cultural, onde se destaca a Feira do Livro da Praia da Vitória, com muitos livros à venda de várias editoras e de variadíssimos temas.

Destacou-se também no referido evento cultural um ciclo de palestras e colóquios, lançamento de livros, wokshop de iniciação à fotografia digital, workshop de iniciação à pesquisa genealógica, workshop de introdução à pintura.

Os livros infantis e juvenis e as actividades infanto-juvenis orientadas pelo Teatrinho e pela Biblioteca Municipal Silvestre Ribeiro, foram muito bem aceites pelos mais novos.

Outono Vivo foi um êxito reconhecido por todas as pessoas, porque a Câmara Municipal da Praia da Vitória tem uma estratégia concentrada a nível cultural, que a longo prazo dará certamente muitos frutos.

Esta iniciativa camarária, procura nesta nossa sociedade, em que as pessoas se encontram afastadas e desligadas dos mecanismos sociais, contribuir para que a cultura não seja só um monopólio de uma elite restrita, mas pelo contrário que abranja um leque cada vez maior de munícipes, contribuindo para a renovação e participação cultural com a sua acção orientada no sentido de gerir com a máxima eficácia as mudanças que repentinamente ocorrem no nosso mundo.

A Câmara Municipal da Praia da Vitória ao fazer este relevante investimento a nível cultural, está a contribuir de forma segura e sustentável para o desenvolvimento do concelho, pois hoje mais do que nunca, o desenvolvimento social e económico pressupõe o nível cultural adequado e razoável de todos os membros da sociedade, por isso “quando o mundo se torna sombrio, a ficção, a arte, a poesia, a teoria, a metáfora, vem iluminar a nossa difícil situação cultural e política”

Sebastião Lima