Jornal da Praia

PUB

CORRIDA FESTAS DA PRAIA: “JUANITO” COM FERRO DA CAJAF GANHA PRÉMIO APRESENTAÇÃO E MELHOR TOIRO

Sábado, 05 de Agosto de 2017 em Atualidade 124 visualizações Partilhar

CORRIDA FESTAS DA PRAIA: “JUANITO” COM FERRO DA CAJAF GANHA PRÉMIO APRESENTAÇÃO E MELHOR TOIRO

O cavaleiro João Moura Jr., o forcado Manuel Pires e a Ganadaria Casa Agrícola José Albino Fernandes foram os triunfadores da primeira corrida de toiros das Festas da Praia 2017, que decorreu na noite de sexta-feira, 04, na Monumental Praça de Toiros da Ilha Terceira.

João Moura Jr. venceu o prémio para a melhor lide, fruto do seu desempenho no primeiro toiro da noite, com ferro Luís Rocha, pesando 489 quilos. O prémio foi-lhe entregue por Ana Rosa, coordenadora-geral das Festas da Praia 2017.

O prémio para melhor pega foi entregue ao forcado Manuel Pires, do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande, resultado da valente reunião com o último toiro da noite, com ferro Casa Agrícola José Albino Fernandes. O prémio foi-lhe entregue por Tibério Dinis, vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória e presidente da Cooperativa Praia Cultural.

Os prémios referentes aos hastados – melhor apresentação e melhor toiro – recaíram ambos sobre o toiro “Juanito”, da Casa Agrícola José Albino Fernandes, pesando 528 quilos.

O prémio Apresentação foi entregue ao ganadeiro por Francisco Godinho, presidente da Tertúlia Tauromáquica Praiense. O prémio Melhor Toiro foi entregue por Paulo Codorniz, presidente da Assembleia Municipal da Praia da Vitória.

Além do primeiro toiro da noite, João Moura Jr. lidou também o terceiro hastado no alinhamento, com ferro Silva Herculano e 476 quilos.

Ao cavaleiro terceirense João Pamplona couberam os segundo e quinto da noite, com ferro Silva Herculano (448 quilos) e Casa Agrícola José Albino Fernandes (528 quilos).

O cavaleiro Luis Rouxinol Jr. toureou o terceiro da ordem, com ferro Luís Rocha (419 quilos), e o sexto da corrida, com ferro Casa Agrícola José Albino Fernandes (523 quilos).

Na forcadagem, pelo Grupo de Forcados Amadores de São Manços pegaram José Quintas (1º da noite, à 1ª tentativa) e pedro Fonseca (4º da noite à 2ª tentativa); pelo Grupo de Forcados Amadores de Arronches pegaram João da Rosa (2º da noite, à 1ª tentativa) e Luís Marques (5º da noite, à 2ª tentativa); e pelo Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande pegaram André Lourenço (3º da noite, à 2ª tentativa) e Manuel Pires (6º da noite, à 1ª tentativa).

O curro foi composto por dois toiros da ganadaria Luís Rocha (nº 57 com 489 quilos e nº 47 com 419 quilos), dois toiros de Silva Herculano (nº144 com 448 quilos e nº159 com 476 quilos) e dois toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes (nº428 com 528 quilos e nº417 com 523 quilos).

A corrida foi abrilhantada pela Filarmónica Santo António de Cambridge.

No início da corrida foram agraciados pela Câmara Municipal e pela organização da corrida de toiros dois antigos cabos do Grupo de Forcados do Montijo, que estiveram nas Festas da Praia no âmbito da homenagem ao forcado António Gouveia, que faleceu na Praça de Toiros da Ilha Terceira em agosto de 1991, no âmbito de uma tourada das Festas da Praia.

O forcado do Montijo foi recordado pela organização, tendo sido descerrada uma placa no corredor principal da praça terceirense.

A segunda corrida das Festas da Praia está agendada para segunda-feira, 07 de agosto, comemorando-se o décimo aniversário do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande e a saída de Filipe Pires como cabo do grupo de forcados praiense.

GC-MPV/JP