Jornal da Praia

PUB

Vinho “Muros de Magma” já à venda no mercado nacional

Terça, 20 de Novembro de 2012 em No Concelho 2390 visualizações Partilhar

Vinho “Muros de Magma” já à venda no mercado nacional

Já se encontra à venda o mais exclusivo vinho da Adega Cooperativa dos Biscoitos, o “Muros de Magma”, vinho verdelho com estágio em madeira concebido sob orientação do conceituado enólogo nacional Anselmo Mendes,

Apresentado no restaurante `Mar à Mesa na Praia da Vitória no passado mês de outubro num evento que contou com a presença da imprensa terceirense e de órgãos de comunicação social, serviu de promoção de um vinho oriundo dos Biscoitos e que já foi referenciado pela revista Fugas do Jornal O Público, num magnifico texto assinado por Pedro Garcias e que teve por título “O milagre das vinhas de pedra negra dos Biscoitos”

Com vista ao mercado nacional, o “Muros de Magma” apurado, também, pelos enólogos Diogo Lopes e Nuno Costa já em 2011 podia-se ler no rótulo que acompanhava a garrafa tratar-se “de uma das mais originais vinhas do mundo, as Curraletas dos Biscoitos, nasce este vinho Muros de Magma, feito à base da casta Verdelho. A identidade atlântica, vulcânica e mineral desta ilha está expressa nesta garrafa de vinho”.

Refere Pedro Garcias no seu brilhante artigo que pode ser lido no site oficial do jornal O Público “O vinho Verdelho dos Biscoitos, na ilha Terceira, verdadeiro exemplo de uma viticultura heróica, nasceu com a chegada dos primeiros povoadores e expandiu-se com a aventura marítima. Quase desapareceu com a filoxera, no final do séc. XIX, mas vive agora uma segunda vida, impulsionado pela adega cooperativa local e pelo saber do enólogo minhoto Anselmo Mendes.

Só dispúnhamos de umas escassas horas para conhecer as vinhas da ilha Terceira, nos Açores, e provar o novo vinho, Muros de Magma, que Anselmo Mendes e Diogo Lopes estão a fazer na Adega Cooperativa dos Biscoitos, no concelho de Praia da Vitória. Mas Paulo Mendonça, o presidente da cooperativa, depois de nos receber no Aeroporto das Lajes, ainda encurtou mais o tempo, levando-nos a fazer algumas paragens pelo caminho. Tudo tinha um propósito, iríamos perceber ao longo do dia. Um vinho faz-se num ano, mas por trás de um grande vinho há sempre uma história ou um contexto cultural e paisagístico antigo.

Recorde-se que o novo vinho verdelho da Adega Cooperativa dos Biscoitos, o “Muros de Magma”, marcou presença na feira SIAL, em Paris, que decorreu de 21 a 25 de outubro. Certame muito importante no espaço europeu, que reúne representantes de 200 países e conta com perto de seis mil expositores. Ao todo, são perto de 135 mil profissionais da área da alimentação e bebidas que vão estar no espaço, ao longo dos cinco dias de feira.