Jornal da Praia

PUB

CICLISMO: GRANDE PRÉMIO DA ILHA TERCEIRA VAI PARA A ESTRADA AMANHÃ

Quinta, 11 de Maio de 2017 em Cultura e Desporto 152 visualizações Partilhar

CICLISMO: GRANDE PRÉMIO DA ILHA TERCEIRA VAI PARA A ESTRADA AMANHÃ

A ilha Terceira acolhe, de 12 a 14 de maio, o Grande Prémio de Ciclismo de Estrada, organizado pela Associação Fontinhas Ativa (AFA), sob a égide da Associação de Ciclismo dos Açores, a fim de valorizar o trabalho desenvolvido pelos praticantes desta modalidade. A apresentação da prova decorreu na terça-feira, 09, na Academia de Juventude e das Artes, na Praia da Vitória.

Para Tibério Dinis, vereador do Desporto, "este desafio lançado pela AFA aos municípios da ilha Terceira engrandece esta modalidade, assim como reforça a sua importância na prática de uma qualidade de vida saudável. O ciclismo tem vindo a afirmar-se no panorama desportivo de forma sustentável. Cada vez mais verificamos um maior interesse por parte da comunidade neste género desportivo, aliando a vertente do lazer à prática de atividade física".

"Gostaria de salientar o apoio dos empresários locais e entidades privadas na promoção de provas desta natureza. A união de esforços é fundamental para alavancar todas as iniciativas organizadas ao nível da ilha e esta ação é um exemplo disso mesmo. O ciclismo apresenta particularidades muito próprias, apesar de ser um desporto coletivo. Existe um grande investimento por parte dos praticantes ao nível do equipamento, considerando que é um desporto praticado no exterior e isso implica um maior desgaste", disse.

"Não poderia deixar de referir também a projeção desta iniciativa junto das novas gerações. Acima de tudo, é fundamental transmitir um exemplo de boas práticas associadas ao desporto, o que vem reforçar o bem-estar da comunidade, mesmo das pessoas que optem por praticar esta modalidade por lazer", acrescentou.

Segundo Adriano Toste, representante da AFA, "esta prova é uma competição em que é admitida a participação de juniores, cadetes, femininos, elites, sub-23 e masters, atendendo à especificidade do ciclismo nos Açores, é uma prova aberta a equipas de clubes e mistas, não havendo atletas individuais a participarem".

"No âmbito desta competição, serão contemplados os três primeiros classificados da prova geral individual por tempos e os três vencedores na classe de juniores e também na vertente feminina. Na categoria master 50, serão atribuídos prémios aos três primeiros classificados e ainda aos vencedores da classificação geral por equipas. A prova inclui também a atribuição de prémios ao primeiro lugar geral individual por pontos, ao vencedor geral individual da montanha, ao conquistador do título juventude e aos três melhores terceirenses em competição", explicou.

"O Grande Prémio de Ciclismo de Estrada não seria realizado sem o apoio da Associação de Ciclismo dos Açores, da Promotora, das Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória e de algumas entidades da ilha Terceira. Esta prova exige uma logística muito específica, algo que se torna muito mais simples com a participação de todos. Agradeço o empenho e dedicação dos intervenientes na concretização da mesma", referiu.

Para Gerardo Meneses, representante da empresa Promotora, "é muito positivo observar a evolução do desporto na ilha Terceira e isso deve-se também aos apoios das entidades locais. Acredito na importância de valorizarmos o que é nosso. É uma honra apoiar uma iniciativa desta dimensão".

A prova, que decorre de 12 a 14 de maio, é constituída por três etapas, sendo o percurso previsto para o primeiro dia, entre a Praia da Vitória (junto à autarquia) e o campo do Clube de Golfe da ilha Terceira. No segundo dia, a mesma decorre a partir de Angra do Heroísmo (perto do município), terminando na Serra de Santa Bárbara. No último dia, o percurso tem início junto da empresa Terauto, culminando na Serra do Cume.

Para além das instituições referidas, esta ação conta também com o apoio das seguintes entidades: Café do Ficher; Akiperto, de Ângelo Amaral; Centro de Molduras; Ourivesaria Teles; Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória; Aurora, Equipamentos Industriais, Lda; Junta de Freguesia de Santa Bárbara; Federação Portuguesa de Ciclismo; Top FM; Junta de Freguesia da Ribeirinha; Azores Airlines; Casa do Povo das Fontinhas; Sport Zone; Bee.Clean, Building Maintenance; Etmal, Empresa Terceirense de Madeira, Lda; Vipaçor, Tintas e Vernizes, Lda; Vitec;Fisio 3, de André Costa; Toyota; Total Bike; e Rádio Clube de Angra.

GC-MPV/JP