Jornal da Praia

PUB

NA PRAIA DA VITÓRIA, FÁTIMA ADIA POR UMA SEMANA SONHO DE SUBIDA DO PRAIENSE

Domingo, 07 de Maio de 2017 em Cultura e Desporto 139 visualizações Partilhar

NA PRAIA DA VITÓRIA, FÁTIMA ADIA POR UMA SEMANA SONHO DE SUBIDA DO PRAIENSE

Embora não enchendo por completo, o Estádio Municipal da Praia da Vitória, registou nesta incaracterística tarde de domingo, em que ora chovia, ora fazia sol, uma boa moldura humana, incansável no apoio aos da casa. Para tal muito terá contribuído a decisão da direção presidida por Marco Monteiro, em promover entrada livre nesta importante partida.

Enquanto o sol e a chuva alternavam as suas aparições, o vento foi uma presença constante ao longo de todos os 90 minutos, condicionando o jogo, sobretudo, na execução de lances com maior recorte técnico.

A jogar com o vento pela frente, o SC Praiense denotou alguma intranquilidade e num lance de pura infelicidade sofre de autogolo, colocando os forasteiros em vantagem. Resultado com que se chegou ao intervalo, não sem antes Filipe Andrade, ter falhado na cara do guarda-redes, uma bola que parecia ter o selo do golo.

Na segunda parte, com o vento pelas costas, os da casa começaram a tomar conta do jogo e aproximavam-se com maior frequência da baliza adversária. As oportunidades de golo foram surgindo, mas a excelente exibição do guarda-rede do Fátima por um lado e a clara ineficácia dos atacantes praienses por outro, preservavam a vantagem dos forasteiros, que nos momentos finais da partida, aproveitando o maior adiantamento dos homens da Praia da Vitória, em contra-ataque, por duas ocasiões poderiam ter “matado” o jogo.

Numa arbitragem que esteve claramente mal no capítulo disciplinar, com uma dualidade de critérios evidentes, em termos técnicos, falhou sobretudo, no fora de jogo assinalado a Filipe Andrade, no golo que colocava a partida empatada, por indicação do árbitro auxiliar. Assinala-se também, no decurso da primeira parte, o afastamento da bola com as mãos do guardião do Fátima, fora da área da sua jurisdição, sem que o juiz tenha assinalada a respetiva falta e a consequente advertência com a cartolina vermelha.

Apesar da derrota o SC Praiense continua a liderar isolado a zona sul, da fase de promoção do Campeonato de Portugal Prio.

Na última jornada (14.ª), no próximo fim de semana, se vencer no Estádio de São Luís, em Faro, o SC Praiense alcance a almejada subida à II Liga.

Recorde-se que o primeiro classificado de cada zona da fase de promoção tem acesso direto à segunda liga, enquanto os segundos classificados disputarão um play off de acesso com o 17.º e 18.º da LEDMAN Liga Pro.

À entrada da 14.ª jornada, nesta zona sul, 3 equipas podem ainda alcançar a primeira posição e com isso a subida ao escalão superior, são elas: o Praiense, o Real e o Fátima.

O Farense em caso de vitória no próximo jogo, poderá ascender ao segundo lugar e com isso disputar o play off de acesso à Segunda Liga, embora para isso, esteja dependente de resultados de terceiros.

Das partidas agendadas para a última ronda, todas elas poderão influenciar diretamente as contas da subida, com exceção para o jogo, Torreense vs Operário.

Apesar de difícil, nada está definitivamente perdido para Praiense, em caso de vitória na ultima jornada, a subida está assegurada, em caso de empate, conforme o resultado da partida Real vs Sacavenense, esta mesma subida poderá acontecer e até mesmo perdendo, conforme os desfechos dos jogos Real vs Sacavenense e Fátima vs Louletano, o Praiense poderá lograr a tão almejada subida.

Ao Praiense resta acreditar, mesmo sabendo que dos três candidatos à subida é o único que joga fora de portas, sendo no entanto o único que depende só de si. Hoje, apesar de todas as vicissitudes do jogo, o Praiense foi fundamentalmente vítima da sua própria ineficácia, deseja-se que no próximo domingo a eficácia seja uma das suas maiores virtudes.

Resultados da 13.ª Jornada
Sacavenense 2-1 Farense
SC Praiense 0-1 Fátima
Louletano 3-2 Torreense
Operário 1-1 Real

Classificação
SC Praiense 24
Real 22
Fátima 22
Farense 20
Sacavenense 17
Torreense 15
Louletano 11
Operário 9

Próxima Jornada
Real – Sacavenense
Farense - SC Praiense
Fátima - Louletano
Torreense – Operário

JP – Online