Jornal da Praia

PUB

HOJE E AMANHÃ AIR CENTER EM DISCUSSÃO NA PRAIA DA VITÓRIA AO MAIS ALTO NÍVEL

Quinta, 20 de Abril de 2017 em Atualidade 219 visualizações Partilhar

HOJE E AMANHÃ AIR CENTER EM DISCUSSÃO NA PRAIA DA VITÓRIA AO MAIS ALTO NÍVEL

Decorre na Praia da Vitória, de hoje até amanhã, na Academia de Juventude da Ilha Terceira, a reunião internacional “Atlantic Interactions”, com delegações de 29 países, no quadro do debate preparatório tendo em vista a futura constituição do Atlantic International Research Center (AIR Center), vocacionado para investigação nas áreas do clima, dos oceanos, da atmosfera, do espaço, energias renováveis e processamento de dados.

Nesta reunião de alto nível estão representantes de governos, empresas e instituições académicas e científicas, vindos de Angola, Argentina, Bulgária, Brasil, Canadá, Cabo Verde, China, Colômbia, Chipre, França, Alemanha, Grécia, Índia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Noruega, Roménia, Coreia do Sul, Espanha, Suíça, Reino Unido, Uruguai e Estados Unidos. Portugal que organiza a reunião e cooperação com o Governo dos Açores, faz-se representar pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e pelo ministro da Ciência, Manuel Heitor, além de empresas e universidade, enquanto Vasco Cordeiro, presidente do Governo e Gui Menezes, secretário regional do Mar, da Ciência e da Tecnologia, representam os Açores. A comissão e o parlamento europeu, bem como as Nações Unidas, também estão representados.

O programa da reunião inclui “workshops” sobre espaço, clima, oceanos, processamento de dados, energia, cultura e educação científica e debates.

Espera-se que deste encontro se defina a sede do futuro AIR Center, que tudo aponta para os Açores, embora este não seja o objetivo do evento.

JP – Online