Jornal da Praia

PUB

VIII GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO DA ILHA TERCEIRA

Quarta, 19 de Abril de 2017 em Cultura e Desporto 114 visualizações Partilhar

VIII GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO DA ILHA TERCEIRA

A Associação Fontinhas Activa, sob a égide da Associação de Ciclismo dos Açores e da Federação Portuguesa da modalidade, organiza, nos dias 12, 13 e 14 de maio, o VIII Grande Prémio de ciclismo de estrada da Ilha Terceira.

A oitava edição desta competição, que conta também com a colaboração e o apoio das Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, disputa-se em três etapas que levarão os ciclistas a pedalar pela costa e interior da ilha, sem esquecer as passagens pelas Serras da Ribeirinha, serra de Santa Bárbara e serra do Cume, proporcionando a visualização de paisagens deslumbrantes e inesquecíveis.

O GP da Ilha Terceira vai para a estrada no dia 12 de maio, com a primeira etapa a ligar a cidade da Praia da Vitória ao Campo de Golfe da Ilha Terceira numa extensão de 58 km.

No dia seguinte, o pelotão faz-se à estrada em Angra do Heroísmo junto à Câmara Municipal. Com a segunda etapa a arrancar na cidade Património Mundial, os atletas tem como destino final o alto da Serra de Santa Bárbara, a mais de 1000 metros de altitude, percorrendo um total de 78 km.

A terceira e última etapa do GP da Ilha Terceira volta a terminar em alto, mas desta feita na Serra do Cume, local com uma das paisagens mais deslumbrante da ilha. Os ciclistas terão pela frente uma curta, mas muito dura etapa, pelo caminho terão que percorrer 32 km de terreno acidentado, com um sector de pavé já muito perto do final da tirada.

A cerimónia de consagração dos vencedores das várias categorias em competição e da entrega de prémio terá lugar no dia 14 de maio, pelas 15h00, na Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

O GP da Ilha Terceira em ciclismo de estrada, que começa a afirmar-se como uma referência da modalidade a nível regional e nacional, para alem do apoios das Câmaras Municipais de Angra e Praia, conta ainda com várias empresas e entidades terceirenses, tais como a Promotora, a Toyota, a Vipaçôr, o Café do Ficher, o Akiperto, a J. Aurora, a Bee-Clean, a SportZone, a Etmal, o Centro das Molduras, a Fisio 3, a Federação Portuguesa de ciclismo, a Associação de ciclismo dos Açores, a Totalbike, a Azores Airline, a casa do Povo das Fontinhas, a Vitec, a Top FM, a Ourivesaria Telles, a Cerâmica da Praia, as juntas de freguesias de St.ª Barbara e Ribeirinha e os Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória.

ETAPAS

1# Etapa – Partida pelas 17h00 da Câmara Municipal da Praia da Vitória seguindo pela Estrada 25 Abril, Vila das Lajes, V. Nova, 4 Ribeiras, Biscoitos, Altares, Raminho, Serreta, Caminho das 12, 4 Cantos, terminando junto ao campo de golfe.

2# Etapa – Partida pelas 10h00 da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, os atletas passam por São Mateus, S. Bartolomeu, 5 Ribeiras, S. Barbara, 12 Ribeiras, Serreta, Raminho, Altares, Biscoitos, 4 Ribeiras, V. Nova, Vila das Lajes, Rua Padre Gregório Rocha, 4 Canadas, S. Joães, Golfe, 4 Cantos, caminho das 12 e terminam na Serra de Stª Barbara junto ao miradouro.

3# Etapa – Partida pelas 10h00 da empresa TERAUTO em Angra do Heroísmo, a corrida vai na direção da rotunda do Estádio João Paulo II, faz o retorno, volta á rotunda da Terauto, Caminho da Ribeirinha, Rua da Parreira, Alto da Serra, Serra da Ribeirinha, Zona Industrial, Largo do Escrivão, Canada do Parada, Canada do Leiteirão, Caminho do Tapete, Caminho da Praia, caminho de ligação ao Caminho dos Pastos, Barraca, secção de “pavé” e termina na meta instalada a cerca de 600 metros de altitude na Serra do Cume.

AFA/JP