Jornal da Praia

PUB

10.ª EDIÇÃO DA ONDA CULTURAL DE SÃO BRÁS

Terça, 18 de Abril de 2017 em Cultura e Desporto 45 visualizações Partilhar

10.ª EDIÇÃO DA ONDA CULTURAL DE SÃO BRÁS

A freguesia de São Brás acolhe a 10ª edição da Onda Cultural, com diversas atividades recreativas e culturais, nos dias 21, 22, 24, 25, 28 e 29 de abril. Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a Junta de Freguesia de São Brás.

“A Onda Cultural é uma iniciativa que visa descentralizar a cultura, levando-a até aos meios rurais. Pretendemos alcançar um maior número de pessoas, proporcionando a partilha de experiências entre as mesmas”, referiu Tibério Dinis, vereador da Cultura da autarquia praiense.

“Trata-se de um evento que tem crescido, ao longo dos anos, permitindo dar a conhecer à comunidade as potencialidades das diversas freguesias que constituem o nosso Concelho. Este ano, aproveitamos a iniciativa para apresentar o roteiro deste local, intitulado “São Brás a Pé”, cujo objetivo se traduz na promoção turística desta freguesia, que se destaca pela sua aprazível zona de lazer e pelo trilho pedestre das Relheiras, muito apreciados por todos os amantes do turismo de natureza”, evidenciou.

Segundo Nuno Meneses, presidente da Junta de Freguesia local, “este ano, voltamos a associar-nos à Casa do Povo na organização dos ciclos de conversas “Vamos Falar de…”. Mantemos este formato, tendo em conta a forte adesão da nossa comunidade. À semelhança do ano transato, alargaremos a Onda Cultural a dois fins de semana, aproveitando ainda o feriado do dia 25 de abril, a fim de reforçarmos o envolvimento da população”.

“Com a realização deste evento, pretendemos divulgar, junto das gerações mais jovens, as ilustres figuras que desempenharam um papel fulcral na construção e evolução desta freguesia, bem como datas importantes, nomeadamente os aniversários da freguesia, da Sociedade Recreativa e da Filarmónica União de São Brás. Não podemos deixar passar em claro estas datas, pois para construirmos um futuro sólido e coeso, temos de valorizar o nosso passado”, enfatizou.

A Onda Cultural tem início na sexta-feira, 21, pelas 09h30, com uma atividade lúdica, direcionada aos mais novos, na Escola de São Brás.

O dia 22, subordinado à temática “Vamos Falar de Viola da Terra”, inclui o I Encontro de Violas da Terra do Ramo Grande, a partir das 20h00, na Casa do Povo, no qual estará presente Lázaro Silva, que falará acerca das origens deste instrumento tão característico dos Açores. Segue-se a intervenção de António Mota, que abordará a construção da Viola da Terra. Mais tarde, decorrem as atuações do grupo “Violas da Terra do Ramo Grande” e do Grupo Folclórico da Casa do Povo de São Brás.

Para o dia 24, dedicado ao Teatro, está agendada a atuação do trio humorístico “Fala Quem Sabe”, pelas 21h00, na Sociedade Recreativa e Filarmónica União de São Brás.

No dia 25, decorrerá a apresentação do roteiro turístico “São Brás a Pé”, pelas 20h30, na Sociedade Recreativa. De seguida, será assinalado o 66º aniversário da freguesia, com a atuação da Filarmónica União de São Brás. Neste dia, também se celebram os aniversários da Sociedade Recreativa, inaugurada a 14 de abril de 1974, e da Filarmónica União de São Brás, fundada a 05 de abril de 1986.

O último fim de semana da Onda Cultural aborda a vertente tauromáquica, estando prevista a intervenção de Vasco Lucas (da Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide), com o tema “Como Ver uma Corrida à Portuguesa” no dia 28, pelas 20h00, na Casa do Povo.

A 29, terá lugar, no mesmo local, às 20h00, a palestra “Promover e Defender a Tauromaquia”, que contará com a participação de Vasco Lucas e Hélder Milheiro (da Plataforma Protoiro). A iniciativa será moderada por Joaquim Pires.

GC-MPV/JP