Jornal da Praia

PUB

FUTURO DO AIR CENTER EM DISCUSSÃO NA PRAIA DA VITÓRIA

Quinta, 13 de Abril de 2017 em Atualidade 298 visualizações Partilhar

FUTURO DO AIR CENTER EM DISCUSSÃO NA PRAIA DA VITÓRIA

A reunião de alto nível “Atlantic Interactions: High Level Industry-Science-Government Dialogue”, juntará na Praia da Vitória, mais concretamente na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, a 20 e 21 do corrente, delegações de mais de 30 países, com cerca de duas centenas de participantes, para debater a criação do futuro Centro de Investigação Internacional dos Açores (AIR Center), e pretende promover o diálogo entre governantes, investigadores e empresários com o objetivo de alinhar as estratégias de investigação dos países do Atlântico Sul e do Atlântico Norte para a cooperação internacional em áreas como as alterações climáticas, a energia, o espaço e o oceano.

Anunciada a 10 de abril por Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, após ter recebido em audiência, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, é da responsabilidade do Governo de Portugal em parceria com o Governo dos Açores.

Na ocasião, Vasco Cordeiro destacou o potencial que o futuro AIR Center apresenta para a criação de emprego e de riqueza na região. “O facto de esta ser uma estrutura que, embora funcionando em rede com um conjunto variado de instituições de outros países, terá a sua sede nos Açores tem um potencial muito grande para, nas áreas do espaço, do clima e dos oceanos, contribuir para a criação de emprego qualificado e de riqueza na Região”, afirmou Vasco Cordeiro.

Acrescentou que não é apenas fruto da sua localização geográfica que os Açores acabam por acolher quer a reunião prevista para a ilha Terceira, quer o AIR Center. “Há um conjunto de investimentos da Região e de parcerias que foram feitas ao longo do tempo em várias ilhas nas áreas do espaço, dos oceanos e do clima, entre outras, que ancoram esta iniciativa nos Açores”, disse Vasco Cordeiro.

GaCS/PC/JP