Jornal da Praia

PUB

CORTE E PODA DA ARAUCÁRIA DO JARDIM SILVESTRE RIBEIRO

Sábado, 21 de Janeiro de 2017 em No Concelho 632 visualizações Partilhar

CORTE E PODA DA ARAUCÁRIA DO JARDIM SILVESTRE RIBEIRO

O vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Osório Silva, confirmou, esta sexta-feira, a operação de poda e corte de uma parte da araucária central no Jardim Municipal Silvestre Ribeiro, na Praia da Vitória, dado o perigo que representa para a segurança de pessoas e bens naquela zona.

Segundo o responsável, a operação decorrerá entre as 13h00 e as 18h00 de sábado, 21, ficando o trânsito interrompido entre o Largo da Luz e o Jardim Municipal e artérias com saída para esse troço.

“Recentemente, dada a dimensão da árvore, foi contratada uma empresa local especializada em trabalhos em altura para proceder à sua poda. Na primeira vistoria para preparar o trabalho, os técnicos alertaram e documentaram a fragilidade estrutural da parte superior da árvore, o que poderia pôr em causa a segurança de pessoas e bens naquela zona”, explicou o responsável municipal.

“Foi, de imediato, solicitada uma vistoria e parecer técnico à Direção Regional dos Recursos Florestas, entidade com competência reconhecida nesta matéria, que confirmou a urgência da poda e corte de uma parte da araucária, porque a fragilidade do tronco poderia não resistir ao próximo temporal, com enorme risco para pessoas e bens naquela área. Sabemos tratar-se de uma árvore centenária, que faz parte da história da cidade. Mas, em boa verdade, não é possível deixar que isso releve em desfavor da segurança das pessoas. A altura que a árvore tem e a área que pode ser afetada com a queda descontrolada dessa parte representa um enorme risco que não podemos correr”, sublinhou o autarca.

“Tomamos todas as diligências para uma solução adequada e ponderada desta situação”, confirmou.

Numa carta enviada aos habitantes daquela zona da cidade, a Autarquia pede desculpa pelo incómodo do corte de trânsito, mas assegura a sua inevitabilidade e exigência pela segurança necessária à operação.

GC-MPV/JP