Jornal da Praia

PUB

FESTA DE S. SEBASTIÃO NA IGREJA MATRIZ DA PRAIA DA VITÓRIA

Quarta, 18 de Janeiro de 2017 em No Concelho 578 visualizações Partilhar

FESTA DE S. SEBASTIÃO NA IGREJA MATRIZ DA PRAIA DA VITÓRIA

No próximo domingo, 22, pelas 12h00, terá lugar, na Igreja Matriz da Praia da Vitória, a missa de festa de S. Sebastião, comemorativa do Dia de S. Sebastião.

O Dia de S. Sebastião assinala-se anualmente no calendário litúrgico a 20 de janeiro, por ter sido neste dia, que no ano 288, S. Sebastião foi morto por ordens do imperador romano Diocleciano, que o condenou à morte por ser cristão.

S. Sebastião, apesar de ser cristão, foi um dedicado soldado do exército romano, tendo chegado a capitão da primeira corte da guarda pretoriana. Não descorando as suas tarefas militares, sempre que podia, visitava os cristãos encarcerados e protegia, ajudava e orava juntos dos mais fracos, doentes e necessitados, sobretudo os leprosos que viviam nos arredores de Roma. Por esse facto é considerado santo protetor contra as doenças contagiosas.

A missa da Festa de S. Sebastião é apoiada pela Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV) e assinala um compromisso assumido pela autarquia praiense em 1599 e renovado em 1962.

Este compromisso, que consiste numa celebração eucarística, resulta de um voto realizado em 1599, após uma epidemia de peste que vitimou sete mil pessoas na ilha Terceira.

A partir desse ano, a CMPV decidiu associar-se à festa de S. Sebastião, contribuindo para as despesas da sua realização.

Em 1962, o voto foi renovado pela edilidade, sendo reconfirmado em 1973.

O atual executivo camarário tem vindo, anualmente, a dar continuidade ao compromisso, tendo apoiado a realização da cerimónia eucarística que se realiza este domingo.

GC-MPV/JP