Jornal da Praia

PUB

EXPRESSÃO ARTÍSTICA NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL DAS CRIANÇAS

Terça, 10 de Janeiro de 2017 em No Concelho 429 visualizações Partilhar

EXPRESSÃO ARTÍSTICA NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL DAS CRIANÇAS

Mais de oito dezenas de crianças do concelho da Praia da Vitória integram o Ateliê Darte, uma iniciativa pioneira nos Açores, que visa reforçar as competências pessoais e sociais, bem como a autoestima dos mais pequenos, estimulando a criatividade dos mesmos. Com esta iniciativa, pretende-se alterar determinados comportamentos, atitudes e perspetivas, através da arte enquanto elemento terapêutico.

O projeto, criado em janeiro de 2013 pela entidade nacional “Aprender e Agir – Associação para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional”, encontra-se a ser implementado na Praia da Vitória pelo departamento de Reabilitação na Comunidade, envolvendo crianças com idades compreendidas entre os quatro e os 12 anos.

As sessões, que abrangem cerca de dez crianças com idades homogéneas, decorrem entre novembro de 2016 e junho de 2017, de segunda a sexta-feira, na antiga escola do Bairro de Nossa Senhora de Fátima, império de Santa Rita e Serra de Santiago, tendo a duração de aproximadamente uma hora e meia. Brevemente, terão ainda lugar no Centro Educativo do Cabo da Praia.

Estas atividades, acompanhadas por três técnicas da Reabilitação na Comunidade, iniciam-se com uma conversa na qual os intervenientes contam as novidades da semana, seguindo-se a leitura de uma estória e a concretização de um trabalho artístico acerca da mesma, que será apresentado aos colegas no fim de cada sessão. Após a apresentação, cada participante é convidado a dar um elogio ao trabalho dos restantes membros, no sentido de melhorar as aptidões sociais dos mais pequenos, através do reforço positivo.

Durante a iniciativa, há ainda um espaço de reflexão sobre temáticas importantes do quotidiano. As crianças são encorajadas a ouvir; observar; criar; autoavaliar-se; fazer escolhas; e divertir-se, partilhando as suas ideias e aprendendo a aceitar a diferença.

Tendo em conta que este é um projeto sem fins lucrativos, a equipa responsável solicita a colaboração da comunidade, através da doação de diversos materiais, nomeadamente botões; rolhas; bugigangas; frascos de vidro; embalagens de plástico, entre outros. Os interessados, que podem contribuir com um valor monetário ou com alimentos para a confeção dos lanches, devem contactar o departamento pelo endereço de correio eletrónico reabilitação.comunidade@gmail.com ou dirigir-se à sede do mesmo, localizada na Rua de São Salvador nº 42 (antigo edifício da Escola Profissional). No âmbito desta ação, encontra-se também a decorrer uma campanha de angariação de fundos, até 28 de fevereiro, acessível em http://ppl.com.pt/pt/causas/arte-para-85-criancas.

O departamento de Reabilitação na Comunidade, integrado na Associação Salão Teatro Praiense desde 2008, tem como missão a integração de crianças, jovens e idosos com necessidades especiais na sociedade, realizando um acompanhamento nas áreas de psicopedagogia e alfabetização; psicomotricidade; educação inclusiva; psicologia; serviço social e neuropsicologia.

GC-MPV/JP