Jornal da Praia

PUB

PROJETO “PREVENÇÃO NA ESCOLA” NO PORTO MARTINS

Quarta, 30 de Novembro de 2016 em No Concelho 434 visualizações Partilhar

PROJETO “PREVENÇÃO NA ESCOLA” NO PORTO MARTINS

A autarquia praiense apresentou, na manhã de quarta-feira, 30 de novembro, na Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância do Porto Martins, o projeto “Prevenção na Escola”. Realizado em parceria com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (AHBVPV), o programa pretende incutir nos alunos e também funcionários escolares os procedimentos a tomar em caso de catástrofe ou sinistro.

“Esta iniciativa visa sensibilizar o público infantil e juvenil das escolas do concelho da Praia da Vitória para uma cultura de responsabilidade individual e de proatividade face a situações de risco, possibilitando comportamentos de segurança adequados e responsáveis”, referiu o vereador do Desenvolvimento e Coesão Rural, das Infraestruturas e Mobilidade, Osório Silva.

“As sessões têm por finalidade contribuir para a implementação de condições de segurança definidas nas medidas de autoproteção das escolas do Concelho. Este projeto educativo baseia-se no princípio de que as crianças e os jovens são importantes agentes de mudança na sociedade, no sentido de construirmos uma cultura de segurança na antecipação e reação a situações de emergência”, afirmou o edil.

Segundo o Coordenador do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), Serafim Carneiro, “pretendemos, com este trabalho, reforçar a nossa missão de prevenir, em situações de catástrofe, o máximo de danos possíveis. As crianças devem realizar nas escolas exercícios desta natureza, para que os conceitos aprendidos estejam constantemente presentes”.

A cerimónia contou ainda com a exibição de um vídeo explicativo de uma situação de evacuação escolar e também com uma pequena demonstração do trabalho desenvolvido pelos bombeiros, protagonizado por uma profissional da AHBVPV.

O representante municipal lançou, às escolas do Concelho, o desafio de nomear a recém-lançada mascote do projeto, criada com base num cone de segurança.

GC-MPV/JP