Jornal da Praia

PUB

CABO DA PRAIA ACOLHE ONDA CULTURAL

Sexta, 18 de Novembro de 2016 em No Concelho 552 visualizações Partilhar

CABO DA PRAIA ACOLHE ONDA CULTURAL

Entre os dias 22 e 25 de novembro decorre a mais recente edição da Onda Cultural do Cabo da Praia, promovida pela Câmara Municipal da Praia da Vitória em parceria com a Junta de Freguesia local.

“Com este evento pretendemos reafirmar o nosso compromisso no reforço da coesão social dos meios rurais. A cultura assume um papel preponderante na identidade das onze freguesias concelhias, pelo que é fundamental demonstrar junto de quem nos visita o que de melhor nos caracteriza enquanto povo", referiu o vereador da Cultura, Tibério Dinis.

“O Cabo da Praia apresenta um conjunto de costumes e tradições que pretendemos dar a conhecer às novas gerações e a todos os que visitem esta freguesia, durante este período. Esta é a essência de um intercâmbio cultural, que assenta na partilha de saberes entre gerações provenientes de diferentes locais”, disse.

Para Mónica Brum, presidente da Junta de Freguesia do Cabo da Praia, "são iniciativas como a Onda Cultural que reforçam as nossas tradições. Apostamos na criação de iniciativas dirigidas às diferentes faixas etárias, a fim de envolver toda a comunidade".

O Programa integra, no dia 22 de novembro, pelas 15h30, uma Tarde Júnior, no Jardim da Junta de Freguesia. A ação inclui insufláveis, pinturas, balões, um espetáculo de mimo, e um lanche oferecido por esta entidade a todas as crianças participantes. Às 19h00, inicia-se o Tríduo de preparação para a Festa de Santa Catarina. Pelas 20h00, decorre um torneio de Sueca na Casa do Povo e, às 21h30, uma ação de sensibilização, no âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (EWWR), também na Casa do Povo.

No dia 23, pelas 15h30, haverá uma Tarde Sénior, na Casa do Povo, que inclui bingo, jogos, uma sessão de conto tradicional e um lanche. Às 19h00 decorre o Tríduo de preparação para a Festa de Santa Catarina. Pelas 20h00, estão planeadas atividades de Geocaching. A partir das 20h30, no Forte de Santa Catarina, há uma noite de fados, com o grupo Sombras do Fado e convidados especiais.

Pelas 16h00 do dia 24, será afixado o placard do roteiro turístico da freguesia do Cabo da Praia, seguindo-se um Passeio Interpretativo pela freguesia, às 16h15. A partir das 19h00 tem início o último dia do Tríduo de preparação para a Festa de Santa Catarina e, às 20h00, terá lugar uma passagem de modelos na Casa do Povo.

No dia 25, as festividades iniciam-se com uma Alvorada de salva de 21 morteiros, pelas 07h00. Às 19h00, decorre a Missa de Festa em honra da padroeira, Santa Catarina. Seguem-se discursos às 20h00, homenagens às 20h30 e a apresentação do Roteiro Turístico da Freguesia às 21h00. Pelas 21h30, haverá um concerto do Coro da Freguesia, seguido de um beberete de encerramento, às 22h00.

GC-CMPV/JP