Jornal da Praia

PUB

A 14 DE NOVEMBRO: CÂMARA DA PRAIA ASSINALOU DIA MUNDIAL DA DIABETE

Terça, 15 de Novembro de 2016 em No Concelho 427 visualizações Partilhar

A 14 DE NOVEMBRO: CÂMARA DA PRAIA ASSINALOU DIA MUNDIAL DA DIABETE

Na passada segunda-feira, 14, a Câmara Municipal da Praia da Vitória associou-se à campanha de consciencialização da população para os riscos da diabetes, iluminando de azul, cor que simboliza a doença, os edifícios dos Paços do Concelho e do arquivo da Autarquia, no qual se encontra também em funcionamento a Sociedade de Promoção e Reabilitação de Habitação e Infraestruturas (SPRHI).

A iniciativa, promovida pela Secretaria Regional da Saúde, visa alertar a população para esta patologia silenciosa que afeta todo o organismo, podendo provocar o aparecimento de doenças cardíacas; lesões renais, oculares e neurológicas; doenças do foro dentário; entre outras.

Estima-se que cerca de um milhão de portugueses sofram desta doença, que tem como principais fatores de risco a obesidade e o sedentarismo.

O Dia Mundial da Diabetes, criado pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é assinalado anualmente a 14 de novembro, dia do aniversário do cientista canadiano Frederick Banting, responsável pela descoberta da insulina.

GC-MPV/JP