Jornal da Praia

PUB

FORMAÇÃO “TOC’A MÚSCIA” TERÁ 2.º EDIÇÃO

Segunda, 14 de Novembro de 2016 em No Concelho 495 visualizações Partilhar

FORMAÇÃO “TOC’A MÚSCIA” TERÁ 2.º EDIÇÃO

O vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera fundamental a concretização de iniciativas que contribuam para o reforço da formação musical dos elementos integrados nas bandas filarmónicas da ilha, a fim de promover a música enquanto elemento cultural. Tibério Dinis intervinha no âmbito do concerto da banda da formação “Toc’Á Música”, que marcou o encerramento da XI edição do Outono Vivo, no passado domingo, 13, no Auditório do Ramo Grande (ARG).

“A música assume um papel fulcral no quotidiano dos terceirenses, considerando o número significativo de bandas filarmónicas e a diversidade de instrumentos existentes na Ilha. É importante apostarmos na formação dos nossos músicos, por isso acredito que esta iniciativa constitui uma mais-valia para todos os amantes de música”, referiu o edil praiense.

“Esta atividade permitiu também a partilha de saberes e experiências entre os participantes, de diversas faixas etárias, tendo reunido um vasto leque de músicos de renome, nomeadamente Henrique Piloto; Antero Ávila; Edgar Marques; Miguel Moutinho; Nuno Pinheiro; Oleg Gunko; Paulo Borges; Rodrigo Lima; e Taras Poustovgar”, disse.

“A formação, que reuniu 72 instrumentistas e sete maestros num trabalho intensivo de três horas diárias, teve como principal objetivo o aperfeiçoamento de vários aspetos importantes para a evolução de cada elemento quer ao nível individual, quer ao nível do grupo no qual se insere”, explicou.

“Uma das componentes principais foi a formação de maestros de bandas filarmónicas, ministrada pelo maestro Henrique Piloto, que incluiu aulas de direção teórico-prática, no sentido de alargar os conhecimentos dos compositores locais em áreas como a técnica de regência, a orientação de grandes grupos musicais, as técnicas de ensaio, entre outras”, acrescentou.

Na ocasião, Tibério Dinis anunciou ainda a concretização de uma segunda edição da formação “Toc’Á Música”.

“Tendo em conta a adesão a esta iniciativa, pretendemos realizar uma segunda edição, no próximo ano, com o intuito manter a nossa aposta na formação musical da comunidade, explorando a área da música, que abrange uma enorme diversidade de conteúdos”, realçou. A segunda edição da formação “Toc’Á Música” será igualmente ministrada pelo Maestro Henrique Piloto, estando garantidas as inscrições dos músicos que participaram na primeira edição.

A formação, que teve lugar entre os dias 7 e 13, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira (AJAIT), englobou nove instrumentos, designadamente flauta; percussão; trompete; bombardino; trombone; clarinete; trompa; saxofone; e tuba.

Esta iniciativa está enquadrada na XI edição do Outono Vivo, que decorreu de 28 de outubro a 13 de novembro, na AJAIT e no ARG, e teve como temática “Figuras D’Outrora”.

GC-CMPV/JP