Jornal da Praia

PUB

PRAIA AMBIENTE ASSINALA SEMANA DOS RESÍDUOS DOS AÇORES

Segunda, 14 de Novembro de 2016 em No Concelho 617 visualizações Partilhar

PRAIA AMBIENTE ASSINALA SEMANA DOS RESÍDUOS DOS AÇORES

A empresa municipal Praia Ambiente irá realizar várias iniciativas de caráter lúdico, entre os dias 19 e 27 de novembro, no sentido de assinalar a VII Semana dos Resíduos dos Açores, integrada na VIII Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

Esta iniciativa inclui uma atividade intitulada “Oficina de Reciclagem de Natal”, que será concretizada, pelo quarto ano consecutivo, junto dos alunos do primeiro ciclo do Concelho. No presente ano, será dado destaque ao vidro, considerando o elevado tempo de decomposição deste resíduo e o facto de serem utilizados recursos naturais preciosos, como a água e a areia, no fabrico do mesmo. A atividade consiste na reutilização de boiões de vidro para a elaboração de globos de neve, alusivos à quadra natalícia.

Integrada nesta ação, será realizada, uma vez mais, a campanha de sensibilização “Beba com Confiança da Sua Torneira”, que visa consciencializar a comunidade para a importância do consumo de água da torneira, demonstrando que este gesto contribui significativamente para diminuir a produção de resíduos e para preservar os recursos naturais.

Nas escolas do primeiro ciclo, os técnicos especializados abordarão as temáticas da qualidade da água e da prevenção da produção de resíduos, seguindo-se a realização de um jogo didático sobre os temas apresentados.

Os alunos do segundo ciclo terão a oportunidade de assistir a um vídeo e concretizar uma atividade experimental, que consiste na análise da água da escola através da utilização de um kit teste.

Junto dos alunos do terceiro ciclo e ensino secundário, serão ministradas palestras acerca da qualidade da água para consumo humano no concelho da Praia da Vitória e da importância da diminuição dos resíduos. Estas sessões contam ainda com a apresentação de um vídeo alusivo às temáticas referidas.

A Praia Ambiente procedeu também à distribuição, junto da população escolar, de garrafas reutilizáveis a fim de facilitar o transporte de água da torneira.

No âmbito desta campanha, foram distribuídos 8000 folhetos pelas habitações e 50 posters nas escolas e juntas de freguesia.

Este ano, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos tem como mote “Redução de Resíduos de Embalagens: Use Menos Embalagens”.

GC-CMPV/JP