Jornal da Praia

PUB

DUAS MIL CRIANÇAS NO PROGRAMA “MOBILIDADE EM SEGURANÇA”

Sábado, 12 de Novembro de 2016 em No Concelho 491 visualizações Partilhar

DUAS MIL CRIANÇAS NO PROGRAMA “MOBILIDADE EM SEGURANÇA”

O programa "Mobilidade em Segurança", criado em 2014, pela autarquia praiense, em parceria com a Polícia de Segurança Pública (PSP) local, envolveu duas mil crianças do Concelho a fim de sensibilizar as mesmas para a importância da segurança rodoviária. Os valores foram referidos pelo vereador do Desenvolvimento e Coesão Rural, das Infraestruturas e Mobilidade, Osório Silva, numa ação integrada neste projeto, que decorreu esta sexta-feira, 11, na Escola Básica Integrada da Praia da Vitória.

"Este programa procura incutir nas crianças comportamentos associados ao respeito, tolerância e responsabilidade, que, no fundo, são valores essenciais à circulação na via pública. Pretendemos que os mais pequenos tenham uma noção real dos riscos inerentes a uma condução perigosa, pelo que apostamos também numa vertente mais prática do programa", explicou o edil praiense.

“Ao longo dos últimos dois anos, foram abrangidas duas mil crianças das escolas do 1º ciclo do Concelho. Este é um número que nos deixa orgulhosos e também nos desafia a manter a aposta nesta iniciativa, com o apoio das escolas e da PSP. Neste sentido, gostaria de enaltecer a dedicação dos agentes da PSP na sensibilização da rede escolar para a importância dos cuidados na estrada", frisou.

"Acreditamos que iniciativas como esta enriquecem a conduta social, reforçando o nosso papel enquanto cidadãos ativos. Cabe a cada um de nós assumir um conjunto de ações que contribuam para o desenvolvimento harmónico e bem-estar da sociedade, com vista à melhoria da qualidade de vida dos munícipes", acrescentou.

A sessão incluiu uma exposição teórica por parte de um agente da PSP, tendo sido complementada por uma componente prática, através da simulação de um cenário rodoviário, que teve como objetivo dar a conhecer às crianças as regras de trânsito.

O programa “Mobilidade em Segurança” está integrado na estratégia municipal de promoção e sensibilização para a cidadania.

GC-MPV/JP