Jornal da Praia

PUB

Eleições Legislativas

Sexta, 28 de Outubro de 2016 em Editorial 621 visualizações Partilhar

Eleições Legislativas

No passado domingo, dia 16 de outubro, os Açorianos participaram mais uma vez num ato eleitoral, desta feita para elegerem os deputados para a Assembleia Legislativa Regional, sendo o partido mais votado convocado a constituir o Governo da Região Autónoma, tendo o PS de Vasco Cordeiro revalidado o mandato.

O Partido Socialista que à partida se mostrava superfavorito para estas eleições, pois num cômputo geral os Açorianos fazem uma avaliação muito positiva da sua governabilidade, nomeadamente destes últimos 4 anos em que o Governo Regional lutou para minimizar as duras medidas de austeridade impostas ao povo Português pelo Governo da Republica liderado pelo PSD e CDS/PP.

O PS tem o arquipélago na mão por mérito próprio, e certamente também por desmérito do maior partido da oposição, o PSD, uma vez que se apresentou ao eleitorado sem alternativa viável e sustentável, fazendo uma campanha fraca, sem objetivos convincentes para tentar corrigir o que não estava bem, a fim de obter a adesão do eleitorado, por isso obteve uma das maiores derrotas eleitorais de sempre.

O PS renovou a maioria absoluta com 46,13% dos votos, ganhando em 7 ilhas dos Açores, tendo a CDU obtido uma surpreendente vitória na Ilha das Flores e o PSD ganhou as eleições na Ilha do Faial.

A abstenção aumentou e bateu novo recorde com 59,16%, mas não se pode de forma segura ter uma imagem realista da abstenção, porque a abstenção oficial não corresponde à abstenção real, por isso torna-se urgente atualizar os cadernos eleitorais para não suceder vergonhosamente o que acontece na Ilha da Graciosa onde tem mais eleitores inscritos nos cadernos eleitorais do que residentes.

O ato eleitoral decorreu de forma ordeira e pacífica, demonstrando que os Açorianos são cidadãos responsáveis e já há muito tempo que amadureceram democraticamente, o que ajuda muito a consolidar a nossa Autonomia.

O Diretor
Sebastião Lima
diretor@jornaldapraia.com