Jornal da Praia

PUB

PROJETO “HAJA SAÚDE” APRESENTADO NA PRAIA DA VITÓRIA

Sexta, 23 de Setembro de 2016 em No Concelho 731 visualizações Partilhar

PROJETO “HAJA SAÚDE” APRESENTADO NA PRAIA DA VITÓRIA

O projeto “Haja Saúde”, foi na manhã desta sexta-feira, 23 de setembro, apresentado no Lar Dom Pedro V, na cidade da Praia da Vitória, com a presença da Vice-Presidente da Autarquia Praiense, Paula Ramos.

Promovido pela Casa do Povo de Santa Bárbara, presidida por Durval Santos, com o apoio do Governo dos Açores, num investimento da região de 200 mil euros, a iniciativa “Haja Saúde” consiste numa unidade móvel de proximidade, que visa promover a saúde no contexto escolar, recreativo, familiar, laboral e comunitário. Percorrerá a ilha Terceira e, posteriormente, as restantes ilhas do arquipélago, durante os próximos dois anos.

Este projeto, que conta com a colaboração de um enfermeiro, um psicólogo clínico, um animador sociocultural e um assistente social, abrange diversas áreas, nomeadamente saúde em contexto escolar; saúde infanto-juvenil; dependências; doenças crónicas e infeciosas; educação sexual; saúde oral; acidentes de trabalho; violência; saúde da mulher; e envelhecimento ativo.

Na cerimónia de apresentação do projeto, a autarca afirmou que o trabalho desenvolvido em prol de uma comunidade saudável reside na cooperação entre entidades locais que desempenham um papel estruturante na dinamização de áreas fundamentais à coesão social.

"Os pilares estruturantes da sociedade a que pertencemos são as instituições de cariz social. A união entre as mesmas, assente na partilha de conhecimentos e experiências, enriquece o trabalho desenvolvido numa comunidade. Só por esta via podemos trilhar um caminho eficaz na persecução de medidas que reforcem a qualidade de vida de todos nós", disse a edil praiense.

"Com este projeto será possível acompanhar de perto as necessidades das pessoas no sentido de minimizar os fatores de risco manifestados ao nível da saúde. Acreditamos que, com o apoio de uma equipa especializada, chegaremos mais longe nas nossas intenções de fomentar uma cidadania em saúde", acrescentou.

Na ocasião, a responsável municipal referiu também a importância de proporcionar oportunidades à população de forma igualitária.

“Esta iniciativa irá apoiar todas as pessoas de igual forma, independentemente da condição social ou faixa etária, o que contribuirá significativamente para a promoção de uma sociedade mais harmónica”, enfatizou.

“Gostaria ainda de dizer que é com imenso orgulho que a autarquia praiense se associa a um projeto desta natureza e que nos comprometemos a facilitar a disponibilização de espaços públicos para a concretização de atividades; incluir esta iniciativa em alguns eventos anuais; facilitar o estacionamento da unidade móvel nas vias públicas; e divulgar ações promovidas no âmbito do projeto”, destacou.

Além de rastreios, estão previstos jogos e atividades, bem como aulas de psicomotricidade para idosos, sessões de confeção de alimentação saudável e distribuição de panfletos.

Fonte: GC/MPV-JP