Jornal da Praia

PUB

MAIS DE 50 ARTISTAS NO “RE.ACT ART GALLERY”

Domingo, 31 de Julho de 2016 em No Concelho 595 visualizações Partilhar

MAIS DE 50 ARTISTAS NO “RE.ACT ART GALLERY”

Inserida na programação das Festas da Praia 2016, a Re.Act Art Gallery apresenta um vasto leque de atividades artísticas. A exposição de artes plásticas “Collective”, que inclui cerca de 100 obras de mais de 50 artistas, é a principal atração da galeria, cuja inauguração decorre a 01 de agosto, pelas 18h30, no edifício junto à Praça Francisco Ornelas da Câmara (antiga casa Dr. Eugénio).

As performances iniciaram-se esta sexta-feira, 29 de julho, com a execução de um mural.

A partir de segunda-feira, 1 de agosto, o espaço acolhe exposições, momentos musicais, workshops e sessões de debates criativos.

O vereador da Cultura do Município da Praia da Vitória, Tibério Dinis, explicou a importância da Re.Act no contexto da valorização artística.

“É com muito orgulho que o Município da Praia da Vitória encara este programa, que é parte da sua estratégia cultural, inserido na semana das Festas da Praia. Consideramos fundamental que a vertente artística assuma a sua presença nas maiores festividades concelhias. Neste sentido, convidamos todas as pessoas a estarem presentes nas diversas atividades performativas e vanguardistas que irão acontecer”, frisou.

A representante da Re.Act, Sara Leal, explicou a abordagem adotada na montagem da residência artística.

“A ideia é proporcionar momentos únicos do ponto de vista artístico, fomentando o interesse e a curiosidade de quem nos visita. A temática de todo o programa explora o efémero, um conceito ligado à ocupação de um espaço, de uma casa que passou a galeria e que tem agora a possibilidade de explorar novos horizontes.”

Programa previsto na Galeria Re.Act

O fim-de-semana de 29 a 31 de julho estará reservado à execução de um mural e pintura ao vivo.

A exposição “Collective”, inaugurada a 1 de agosto, estará patente até domingo, 7. A abertura é seguida de um momento musical, pelas 19h30, com um concerto de Sofia Dutra e Paulo Cunha.

Na terça-feira, 02, às 18h30, dá-se início à primeira sessão da Re.Act Talks, um fórum que pretende colocar em análise o estado das artes, numa conversa informal com o grupo Urban Sketchers.

A Re.Act Talks repete-se às 18h30 de quarta-feira, dia 3. A moderadora Marta Silva convida Daniela Silveira, Rogério Sousa, Tânia Fonseca e Vasco Lima para um debate sobre indústrias criativas, empreendedorismo e tecnologia. Pelas 21h00 haverá um momento musical na forma de uma Jam Session.

O primeiro Re.Act Workshop, intitulado “Oficina Criativa”, ocorre na quinta-feira, 4, às 18h30.

Na sexta-feira, dia 05, pela mesma hora, irá ser ministrado um workshop de stencil. Segue-se um momento de improvisação poética com Carlos Bessa e Luísa Ribeiro, às 21h00.

Para sábado, 6, está agendado, para as 21h00, um momento de improvisação teatral com a presença de Bárbara Loução, Hugo Duarte e Margarida Ferreira.

No domingo, 7, às 18h30, Daniela Garrido irá lecionar um workshop de hatha yoga. Pelas 21h00 acontecerá um novo momento musical, pelas mãos de João Félix. O encerramento da programação da Re.Act Art Gallery está previsto para 24h00.

Os interessados poderão encontrar ainda informação adicional no Facebook oficial da Re.Act Art Gallery, em www.facebook.com/reactartgallery/.

Fonte: GP-CMPV/JP