Jornal da Praia

PUB

Lar Dom Pedro V vai ampliar instalaes

Quinta, 14 de Junho de 2007 em Atualidade 2720 visualizações Partilhar

Lar Dom Pedro V vai ampliar instalaes

O Lar Dom Pedro V prepara-se para dar um salto qualitativo no apoio aos idosos do concelho da Praia da Vitória. A tão desejada ampliação do lar e outros projectos, como um Centro de Dia e um Centro Geriátrico, irão criar melhores condições aos idosos e respectivos familiares.

A actual direcção, há 4 mandatos na instituição, encontrou há cerca de 12 anos, uma filosofia de internamento, de funcionamento, completamente diferente daquela que se verifica actualmente e mesmo diferente para os tempos que se avizinham. Os cuidados aos idosos evoluiu, nada têm haver com o passado. As directrizes governamentais para esta área é simples, manter o mais possível os idosos junto dos seus familiares.

O Apoio ao Domicílio era realizado por uma única funcionária, mostrando-se insuficiente. Existia apenas o Lar D. Pedro V, enquanto instituição vocacionada apenas para os internamentos, a Fisioterapia e uma lavoura. Uma das lacunas verificadas na altura, foi o serviço de enfermagem e médico, que não abrangia todos os dias , tendo sido logo à partida uma das preocupações da direcção, liderada pelo seu presidente Francisco José, o que foi melhorado tendo neste momento 4 enfermeiras a fazer o serviço e um médico pelo menos duas vezes por semana.

A nível de infra-estruturas foram criados 18 apartamentos, com uma ocupação de 70%. Foi criada uma equipa de apoio composta por uma assistente social, psicóloga e duas funcionárias, que acompanham utentes carenciados externos ao Lar, e recebem o Rendimento Social de Inserção. Foi criado o Clube de Saúde, com o intuito de dar uma nova imagem ao Lar, com a filosofia de servir gratuitamente e em primeiro lugar os utentes do Lar, em contra partida, as várias especialidades médicas possuem o espaço físico, podendo dar consultas externas. O Lar também criou um ginásio para os utentes da instituição, idosos dos centros de convívio e população em geral que podem usufruir de excelentes condições para a pratica de ginásio. Tanto o ginásio como o Clube de Saúde, movimentam uma média de 200 pessoas diariamente.

Em termos de resposta, o Lar Dom Pedro V, actualmente com 76 idosos a residir, não consegue atender a todos os pedidos de internamento. A lista de espera é grande, dai a criação do novo projecto, que passa pela ampliação do Lar, nas instalações do antigo tribunal.

Esta ampliação permitirá dotar a instituição particular de solidariedade social com mais 12 quartos e uma média de 20 camas a mais. Alguns destes quartos serão individuais, devidos às novas “exigências” para esta área.

O investimento, actualmente, ronda os 650 mil euros. O Lar D. Pedro V, para este ano, possui 150 mil euros da Direcção Regional da Solidariedade e Segurança Social, para o arranque da obra. Nas novas instalações, ficarão, além do internato, os serviços administrativos, a equipa do Rendimento Social de Inserção que ocupa um dos apartamentos, uma capela mais condigna, a lavandaria, uma copa. A nova infra-estrutura ficará ligada ao edifício actual, permitindo uma maior facilidade de movimentos entre os dois edifícios.

Além desta nova infra-estrutura, o Lar Dom Pedro V, tem em projecto o alargamento do Apoio Domiciliário, tornando-o extensível aos dias feriados.. Com este serviço, a instituição não pretende substituir a família nas suas responsabilidades, mas, sim, como complemento no apoio ao idoso.

Um Centro Geriátrico é outras das preocupações do Lar, bem como a criação de um Centro de Dia.

O idoso que procura a Instituição é muito diferente daquele que há muitos anos entrava para o Lar. Os tempos mudaram e, como eles novas exigências, dai a criação de inúmeras valências dentro do Lar Dom. Pedro V, procurando dar uma melhor qualidade vida a todos os idosos que procuram esta instituição praiense.