Jornal da Praia

PUB

CUIDAR DA TERRA, CUIDAR DA HUMANIDADE

Segunda, 25 de Julho de 2016 em No Concelho 859 visualizações Partilhar

CUIDAR DA TERRA, CUIDAR DA HUMANIDADE

Em resultado duma parceria com a Escola Secundária Vitorino Nemésio, as equipas Malala e Mandela do Agrupamento 23 (Santa Cruz - Praia da Vitória) desenvolveram, ao longo das manhãs dos dias 19, 20 e 21 de julho, uma série de ações que visaram colaborar na manutenção da Horta Biológica e do Forest Garden da Escola Secundária Vitorino Nemésio, ajudar famílias carenciadas através da oferta de cabazes de produtos hortícolas e desenvolver saberes e competências sobre a Agricultura Biológica.

Numa ação de voluntariado, inspirada nos ideais ambientais e humanitários do escutismo, colaboraram através do acolchoamento de plantas (com recurso à técnica de mulching e recorrendo à reutilização de materiais), da sacha de canteiros, da rega e da manutenção de um pequeno lago. No final de cada manhã, puderam colher variados produtos hortícolas que originaram seis cabazes que foram oferecidos a famílias carenciadas.

Salienta-se que esta iniciativa serviu para concretizar o momento Esperança - Projeto Comunitário do Projeto da GO3 (primeira atividade de Pioneiros e Marinheiros a nível nacional, que visou reforçar a consciência dos participantes para a necessidade de uma coexistência em sintonia com a Natureza). Uma via de concretizarem os desafios que Baden Powell - fundador do escutismo - colocou na sua última mensagem: " Mas o melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes (...).".