Jornal da Praia

PUB

Casa Morturia do Cabo da Praia Inaugurada

Quarta, 30 de Novembro de 2011 em No Concelho 1285 visualizações Partilhar

Casa Morturia do Cabo da Praia Inaugurada Parceria e união são a solução que permite que, até 2013, todas as freguesias do Concelho da Praia da Vitória possuam uma casa mortuária. A ideia foi sublinhada pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória na inauguração da estrutura no Cabo da Praia, que decorreu na noite de sexta-feira, 25, no âmbito das comemorações do Dia da Freguesia.

 

Roberto Monteiro explicou que este tipo de infra-estruturas, “essenciais a cada comunidade numa altura em que os funerais em casa deixaram de fazer sentido”, resulta da cooperação entre Juntas de Freguesia, Câmara Municipal e Governo Regional dos Açores, permitindo que o Concelho beneficie de uma rede que abrange todas as freguesias.

 

“As Juntas de Freguesia, sozinhas, não têm meios para obras desta dimensão. As casas mortuárias são competências das Juntas de Freguesia e não da Câmara Municipal, mas empenhamo-nos em apoiar as nossas Juntas de Freguesia nestes projectos, caso contrário não poderíamos ter a rede que serve o Concelho e que, até 2013, será completada”, argumentou o autarca.

 

“O Cabo da Praia é um excelente exemplo do empenho e do apoio comunitário neste tipo de estruturas. Relembro o processo da cobertura da Igreja, em que 90 pessoas desta freguesia se empenharam e trabalharam afincadamente para realizar esse projecto. O Cabo da Praia é exemplar nesse aspecto e faço questão de realçar essa vossa virtude neste dia de festa”, sublinhou Roberto Monteiro.

 

“Esta obra não seria possível sem o extraordinário empenho das pessoas que habitam esta freguesia, que resulta do dever e sentido cívicos desta população. Unidos, conseguimos fazer coisas importantes. É esse o segredo do sucesso e a missão de quem exerce cargos públicos, em benefício das populações”, concluiu.

 

A Casa Mortuária do Cabo da Praia, localizada nas imediações do largo da Igreja, disponibiliza uma capela, várias divisões de apoio e zona de estacionamento.

 

De 2005 até hoje, a Câmara Municipal da Praia da Vitória cerca de 400 mil euros na construção ou instalação de casas mortuárias no Concelho. Foram construídas as casas mortuárias na Vila Nova, São Brás, Fonte do Bastardo e Biscoitos (inaugurada este mês).

 

Já existiam casas mortuárias na Vila das Lajes, Agualva e Fontinhas.

 

Em paralelo, no mesmo período, a Autarquia investiu 335 mil euros na ampliação, manutenção e requalificação dos cemitérios das freguesias do Concelho.

 

Todos estes investimentos, particularmente os que permitiram a localização de casas mortuárias em todas as freguesias do Concelho, enquadram-se no plano municipal de reforço das infra-estruturas comunitárias.