Jornal da Praia

PUB

MUNICÍPIO DA PRAIA DA VITÓRIA ASSINALA DIA MUNDIAL DOS OCEANOS

Quarta, 08 de Junho de 2016 em No Concelho 602 visualizações Partilhar

MUNICÍPIO DA PRAIA DA VITÓRIA ASSINALA DIA MUNDIAL DOS OCEANOS

No âmbito da comemoração do Dia Mundial dos Oceanos, assinalado anualmente a 08 de junho, o Município da Praia da Vitória promove, no próximo domingo, 12, uma ação de sensibilização ambiental, que inclui a limpeza da orla costeira e passeios de barco pela Marina, no sentido de alertar a comunidade para os riscos que os oceanos enfrentam.

Os interessados devem dirigir-se ao edifício da Marina, pelas 09h30, onde decorrerá a concentração dos participantes. Pelas 09h45, terá início a limpeza da orla costeira da baía, na qual se procederá à remoção de todo o lixo encontrado. Mais tarde, está previsto um momento de convívio entre todos os intervenientes. E para as 14h00, estão agendados passeios de barco pela Marina, direcionados às crianças. As inscrições devem ser enviadas para o endereço de correio eletrónico: sandra.toste@cmpv.pt.

O vereador do Desenvolvimento e Coesão Rural, das Infraestruturas e Mobilidade do Município, Osório Silva, destaca a relevância do evento no conjunto de iniciativas de sensibilização ambiental.

“O Dia Mundial dos Oceanos e as atividades que desenvolvemos no seu decorrer assumem uma grande importância para o nosso Município. É absolutamente central que a Praia da Vitória, que tem vindo a adotar uma postura mais virada para o mar, possibilite aos seus cidadãos a oportunidade de colaborarem na limpeza e preservação do nosso património ambiental”, afirmou.

“É com grande satisfação que conseguimos, uma vez mais, unir a população e as associações parceiras na defesa daquele que é o nosso maior recurso, o oceano”, evidenciou.

“É necessário demonstrar à comunidade a importância dos oceanos, que são uma fonte de oxigénio, alimento e outros recursos essenciais aos seres humanos, além de desempenharem um papel fulcral na absorção de dióxido de carbono e na regulação da temperatura”, explicou.

“Não podemos descurar também o facto de que os oceanos constituem o habitat de diversas espécies. Deste modo, é importante preservarmos estes locais em prol da sustentabilidade ambiental”, acrescentou.

Esta iniciativa tem o apoio da Praia Ambiente, da Marina da Praia da Vitória do Clube Naval local, da Associação de Surf da Ilha Terceira, do Corpo Nacional de Escutas, da Capitania do Porto da Praia da Vitória, da AJITER e do Projeto Life CWR (Coastal Wetland Restoration).

A atividade está integrada na estratégia municipal de dinamização ambiental do Concelho, no âmbito da candidatura ao programa “Bandeira Azul”.

Fonte: (GI/CMPV-JP)