Jornal da Praia

PUB

COMEMORAÇÃO DO 10º ANIVERSÁRIO DO DIA DO PESCADOR

Quarta, 01 de Junho de 2016 em No Concelho 438 visualizações Partilhar

COMEMORAÇÃO DO 10º ANIVERSÁRIO DO DIA DO PESCADOR

O presidente da autarquia praiense considera que os pescadores desempenharam um papel fundamental na construção da história da Praia da Vitória, considerando a importância da atividade piscatória no Concelho. Roberto Monteiro intervinha no âmbito do jantar de comemoração do 10º aniversário do Dia do Pescador, que teve lugar na noite de terça-feira, 31, na sede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória.

“Os homens do mar estão intimamente ligados à história do nosso Concelho, tendo em conta que o setor piscatório representa um dos pilares do desenvolvimento socioeconómico da Praia da Vitória. Neste sentido, é com muito orgulho que o Município organiza este convívio anual, que completa hoje dez anos de existência, a fim de homenagear estes homens e respetivas famílias”, evidenciou o autarca.

“É importante salientar a coragem que caracteriza todos os pescadores, que arriscam por vezes a sua vida para conseguirem conceder boas condições às famílias. São homens de garra e devem ser reconhecidos como tal”, frisou.

Na ocasião, o responsável municipal apelou à participação de todos os pescadores na Procissão na Nossa Senhora da Boa Viagem, realizada anualmente na altura das Festas da Praia.

“Infelizmente, ano após ano, podemos observar que o número de barcos de pesca na procissão tem vindo a diminuir. Deste modo, gostaria de apelar à vossa participação nesta iniciativa que, independentemente do nível de catolicismo, sempre foi muito valorizada por todos os praienses”, referiu.

Roberto Monteiro destacou ainda a determinação dos pescadores perante os obstáculos que enfrentam atualmente, deixando uma palavra de apreço.

“Considerando a crise que nos assola e as restrições impostas por políticas europeias e comunitárias, o setor piscatório tem vindo a ressentir-se bastante na nossa Região. Contudo, felizmente há quem resista, como vocês, e continue a lutar para superar as adversidades e os tempos difíceis que correm. Espero que essa força se mantenha sempre”, disse.

Fonte: (GI/CMPV-JP)