Jornal da Praia

PUB

Orfeo da Praia com nova sede em Abril

Quinta, 27 de Janeiro de 2011 em Atualidade 1095 visualizações Partilhar

Orfeo da Praia com nova sede em Abril A inauguração da sede do Orfeão da Praia da Vitória deverá ocorrer em Abril deste ano, coincidindo com o aniversário daquela instituição. A data foi avançada pelo empreiteiro no âmbito de uma visita do presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória às obras.

 

Roberto Monteiro, no final da visita, realçou o enquadramento da empreitada na reabilitação de imóveis devolutos no centro histórico da cidade e na construção de uma sede polivalente para uma instituição da Praia.

 

“Esta obra insere-se no plano municipal de recuperação de imóveis degradados no centro histórico e na potenciação de espaços para intercâmbios. Ou seja, a construção de uma sede para o Orfeão da Praia da Vitória não só resulta da resposta camarária a um desejo antigo desta instituição e dos praienses que a acarinham, como vai mais longe, porque é enquadrada em objectivos mais vastos. Nomeadamente, a criação de um novo espaço no centro da cidade que pode albergar grupos que nos visitam no âmbito de intercâmbios de vária índole. Daí a configuração deste projecto”, explicou o autarca praiense.

 

“Além disso, a localização da obra decorre da política municipal de recuperação de imóveis devolutos no centro histórico da cidade. A nova sede nasce num local onde antes existia um verdadeiro escombro, que desfigurava a cidade. Com o novo edifício, o Orfeão ganha uma sede e os praienses ganham um espaço requalificado e de qualidade inserido na sua malha urbana. E a Autarquia beneficia do investimento ao ter acesso a um espaço onde pode alojar grupos no âmbito de intercâmbios”, complementou Roberto Monteiro.

 

“Trata-se de um projecto de muita qualidade, que coloca no centro histórico da cidade uma instituição muito acarinhada pelos praienses e que tem sido, e continuará a ser, uma mais-valia para a dinamização cultural da cidade e do Concelho”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória no final da visita à obra.

 

A construção da sede do Orfeão da Praia da Vitória é um projecto orçado em 400 mil euros, financiados em 60 por cento pela Câmara Municipal da Praia da Vitória (obra e terreno) e em 40 por cento pelo Governo Regional dos Açores (obra).

 

O imóvel, localizado na Rua Maestro João António das Neves (artéria popularmente conhecida como “Rua dos Tarecos”), divide-se em três pisos (ligados por escadas interiores), cada um composto por uma ampla sala e sanitários, sendo os primeiros facilmente adaptados a várias configurações, consoante a utilização pretendida.

 

No rés-do-chão funcionará a sala de ensaios do Orfeão da Praia.

 

Na fachada o edifício, os limites das janelas, em pedra negra, recriam o arrumo das pastas dos elementos do Orfeão numa estante, numa organização arquitectónica simbólica e que introduz um aspecto curioso e inovador no edifício.