Jornal da Praia

PUB

Editorial - Empreendedorismo

Domingo, 22 de Junho de 2014 em Editorial 806 visualizações Partilhar

Editorial -  Empreendedorismo

Ultimamente tem se falado e defendido que os Açores podem beneficiar da ligação aos Estados Unidos da América do Norte, devido ao envolvimento da Base das Lajes, e das Comunidades Açorianas emigradas nos Estados Unidos, segundo III Fórum de Empreendedorismo, que decorreu recentemente no Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores.

Também não se pode menosprezar o Acordo Transatlântico entre a Europa e os Estados Unidos, certamente que irá beneficiar os Açores, para que sejam ultrapassadas as perdas de competitividade, a desaceleração drástica da economia, e o desequilíbrio das finanças públicas em que caíram de forma surpreendente e incomportável, nestes últimos anos, o nosso país e a nossa região.

A nossa capacidade reivindicativa, deve ser dignificada, através da unidade de todas as ilhas, e o desenvolvimento da Ilha de S. Miguel não é uma afronta às restantes ilhas dos Açores, aliás em nosso modesto entender pode contribuir indubitavelmente para envolver os decisores e protagonistas políticos destas ilhas num debate fundamental e pioneiro sobre o arranque económico e bem-estar social harmonioso dos Açores no seu todo.

Têm-se levantado algumas vozes polémicas a favor de um feio e monstruoso bairrismo, principalmente entre a Ilha Terceira e a Ilha de S. Miguel, que em nada nos beneficia, com intuitos divisionistas e prejudiciais a um pensar estratégico para o futuro da Região, aliás “todos, uma vez ou outra, nos enganamos a nós próprios. A maioria das pessoas considera que os outros, em geral, são mais desonestos do que eles próprios! Ou seja, mentimos a nós próprios sobre as nossas mentiras”.

Resta-nos trabalhar todos de forma construtiva, para se obter a coesão, a cooperação e a entreajuda no seio de todos os Açorianos e em prol da unidade entre todas as nossas ilhas.

 

Diretor, Sebastião Lima