Jornal da Praia

PUB

Entrevista - Notícias

Defende tese sobre iatismo:  MARINA DA PRAIA CARECE DE ESPAÇO  PARA MANUTENÇÃO NAVAL

Defende tese sobre iatismo: MARINA DA PRAIA CARECE DE ESPAÇO PARA MANUTENÇÃO NAVAL

Segunda, 11 Novembro, 20131541

Texto e Foto/ Sónia Bettencourt | jornaldapraia@sapo.pt

É preciso valorizar o turismo de recreio náutico na ilha Terceira. A afirmação é de Carlos Costa e surge no âmbito da sua tese de licenciatura em Guias da Natureza – “Turismo de Recreio Náutico na Ilha Terceira - O Iatismo- Perfil e potencial socioeconómico”.

No caso concreto da Marina da Praia da Vitória, diz verificar-se a necessidade de criação de um espaço para a manutenção naval.

 

Jovem açoriano lança 1º álbum: MANUEL LINHARES CANTA JAZZ ENTRE CIDADES

Jovem açoriano lança 1º álbum: MANUEL LINHARES CANTA JAZZ ENTRE CIDADES

Quinta, 17 Outubro, 20131355

Texto/ Daniela Silveira* e Sónia Bettencourt

Foto/ Filipa Fois Almeida

Tem por título “Traces of Cities” e é o primeiro álbum de originais de Manuel Linhares. Este jovem açoriano, natural da Horta, deslocou-se recentemente à ilha Terceira para actuar com a Orquestra AngraJazz no âmbito do 15º Festival Internacional AngraJazz.

A Daniela Silveira (+ Jazz) esteve à conversa com o cantor que, num reportório de clássicos do Jazz, fez escutar a sua voz deixando uma certeza: a de querer voltar a ouvi-lo.

Projeto SABI: JOVENS TERCEIRENSES EM SÃO TOMÉ PARA MISSÃO DE VOLUNTARIADO

Projeto SABI: JOVENS TERCEIRENSES EM SÃO TOMÉ PARA MISSÃO DE VOLUNTARIADO

Sexta, 04 Outubro, 20131889

Texto/ Sónia Bettencourt

São ambas Maria, gémeas e integraram um grupo de jovens em missão de voluntariado fora de território nacional. Maria Rita e Maria Pia Ornelas Neves, da ilha Terceira e com formação académica na área da Educação, participaram ativamente no Projecto SABI em São Tomé e Príncipe.

Trata-se de um projecto de voluntariado missionário da Paróquia de Nossa Sra. dos Navegantes, no Parque das Nações, em Lisboa, que está geminada com a Paróquia de Santana, em São Tomé.

As duas jovens partilharam com o Jornal da Praia as suas vivências no apoio educativo às populações mais desfavorecidas da vila de Santana.

 

Afirma o organista da Sé de Angra, Nelson Pereira: “FALTAM ORGANISTAS LITÚRGICOS”

Afirma o organista da Sé de Angra, Nelson Pereira: “FALTAM ORGANISTAS LITÚRGICOS”

Domingo, 15 Setembro, 20132377

Texto/ Sónia Bettencourt | jornaldapraia@sapo.pt

Foto/ Paulo Brasil Pereira

 

O organista litúrgico é um elemento que integra a equipa da liturgia numa paróquia.

Enquanto músico, esse elemento anima a celebração eucarística, contribuindo para a expressão da súplica e do louvor do povo de Deus.

Essas expressões no entanto são também significativas sem o complemento da música. Mas a vertente musical ajuda a realçar a beleza inerente à oração.

Nelson Pereira, organista litúrgico, um dos poucos em atividade na ilha Terceira, dá a conhecer ao Jornal da Praia essas e outras características de quem toca um instrumento também com o espírito.

 

No dia 29 de Setembro: PRAIENSES VÃO ELEGER   O SEU PRÓXIMO AUTARCA

No dia 29 de Setembro: PRAIENSES VÃO ELEGER O SEU PRÓXIMO AUTARCA

Sábado, 07 Setembro, 20131012

Texto/ Sónia Bettencourt

Fotos/ Gabinetes de imprensa

Roberto Monteiro (PS), Judite Parreira (PSD), Emiliana Silva (CDS-PP), Ana Oliveira (BE) e António Fonseca (CDU) são os candidatos à Câmara Municipal da Praia da Vitória nas Autárquicas 2013 cujas eleições estão marcadas para o próximo dia 29 de Setembro, em todo o território nacional.

O Jornal da Praia esteve à conversa com os possíveis representantes máximos de um concelho constituído por 11 freguesias – Santa Cruz, Lajes, Vila Nova, Agualva, Fontinhas, São Brás, Fonte do Bastardo, Biscoitos, Cabo da Praia, Quatro Ribeiras e Porto Martins, os quais apresentam as linhas orientadoras dos seus programas políticos, bem como dão a conhecer a sua visão da terra onde vivem.

 

Considera a genealogista Inês Duque: “A genealogia pode ser importante como apoio a outras áreas”

Considera a genealogista Inês Duque: “A genealogia pode ser importante como apoio a outras áreas”

Segunda, 12 Agosto, 20132073

Texto/ Sónia Bettencourt

Foto/ João Manuel Alves

A genealogia é o estudo da origem das famílias. Pode levar-nos a descobrir graus de parentesco tão remotos quantos registos e arquivos possam estar disponíveis.

Inês Duque, genealogista em Angra do Heroísmo e orientadora do blog http://genealogiaraizes.blogspot.pt/, esteve à conversa com o nosso jornal para dar a conhecer mais sobre esse trabalho que considera complexo. Mais do que isso, a genealogia pode desempenhar um papel importante em conjunto com outras áreas de estudo.

 

Cabeleireiro João Gabriel há 45 anos na América: “Cortava cabelos durante o dia e fabricava lâmpadas à noite”

Cabeleireiro João Gabriel há 45 anos na América: “Cortava cabelos durante o dia e fabricava lâmpadas à noite”

Domingo, 11 Agosto, 20131548

Texto e Foto/ Sónia Bettencourt

João Gabriel Silva nasceu na Praia da Vitória mas foi nos Estados Unidos da América que agarrou literalmente pelos cabelos as oportunidades de trabalho.

O cabeleireiro que exerceu a sua atividade durante 30 anos para a reconhecida casa L’Oreal, encontra-se agora em situação de reforma. Contudo, a sua arte de pentear faz-se conhecer nos cortejos das Festas da Praia, todos os anos, por amor e dedicação à terra de berço.

 

ESCOLA DE ESTÉTICA NA TERCEIRA  FORMA AS PRIMEIRAS PROFISSIONAIS

ESCOLA DE ESTÉTICA NA TERCEIRA FORMA AS PRIMEIRAS PROFISSIONAIS

Sábado, 10 Agosto, 20134012

Texto e Foto/ Sónia Bettencourt

 

São 14 novas cabeleireiras que agora concluíram o Curso de Cabeleireiro após um ano e meio de formação profissional na Intensa/ EFAPE – Escola de Estética e Especialização Profissional, localizada na freguesia da Ribeirinha, concelho de Angra do Heroísmo.

Trata-se da primeira turma dessa instituição que se prepara para ingressar no mercado de trabalho.

A bênção das pastas das finalistas teve lugar na Igreja de São Pedro da Ribeirinha e o jantar convívio na Sociedade do Porto Martins na Praia da Vitória, no passado dia 6.