Jornal da Praia

PUB

Opinião - Notícias

ERMIDA DA NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO DA RIBEIRA SECA

ERMIDA DA NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO DA RIBEIRA SECA

Segunda, 23 Outubro, 201712

A História da Ermida da Nossa Senhora da Consolação confunde-se com a História do lugar da Ribeira Seca, curato desde 3 de julho de 1861, e a vida do seu fundador Gaspar Ribeira Seca.

 

BASE DAS LAJES: DO PASSADO AO FUTURO

BASE DAS LAJES: DO PASSADO AO FUTURO

Domingo, 22 Outubro, 2017354

Durante a II Guerra Mundial, todos os beligerantes ponderaram ocupar os Açores. Talvez, em virtude das objeções do ponto de vista logístico, os generais alemães tenham tirado essa ideia da cabeça de Hitler. Nas Lajes, primeiro estiveram os ingleses, mas foram os EUA, no pós-guerra, que se mantiveram por cá.

 

DE FÉRIAS NA TERCEIRA 2017: AÇORES, UMA OBSESSÃO

DE FÉRIAS NA TERCEIRA 2017: AÇORES, UMA OBSESSÃO

Sábado, 21 Outubro, 2017145

Nasci na Praia da Vitória em 1945, onde fiz a escola primária e frequentei o Seminário do Padre Damião durante 6 anos. Em Agosto 1964, embarquei para o Continente, para continuar os estudos; quando o táxi que me levou a Angra para embarcar no Carvalho Araújo chegou à Bela Vista, olhei para trás pela última vez e fixei na memória para todo o sempre aquela imagem da Praia. Nos dois anos seguintes vivi com os meus colegas açorianos.

 

O SABER TEÓRICO, O SABER PRÁTICO E O TRABALHO

O SABER TEÓRICO, O SABER PRÁTICO E O TRABALHO

Sexta, 20 Outubro, 2017125

As universidades, nos cursos de Ciências Sociais, têm um plano curricular que oculta o saber prático.

 

“UM DESGOSTO NUNCA VEM SÓ”: INDIGNAÇÃO …. DESILUSÃO….

“UM DESGOSTO NUNCA VEM SÓ”: INDIGNAÇÃO …. DESILUSÃO….

Quinta, 19 Outubro, 2017181

O primeiro, a minha “indignação” tem a sua razão mais uma vez, no procedimento inadmissível do governo português na teimosia, no atrevimento continuo, de por e dispor dos Açores a seu belo prazer ignorando a dita autonomia politica e administrativa que referem paternalmente na condução da conveniente politica e centralismo lisboeta.

 

NÃO SEJAS MARRÃO

NÃO SEJAS MARRÃO

Quarta, 18 Outubro, 2017195

Este é um texto que vai criticar métodos de ensino e servos da bebedeira de informação. É um texto que vai criticar os defensores de metodologias que privilegiam os ditos marrões, que misturados com os que têm verdadeira vocação, passam como se fossem vocacionados para o conhecimento e para arte natural do saber.

 

O STRESS DEPENDE DA PESSOA?

O STRESS DEPENDE DA PESSOA?

Terça, 17 Outubro, 201732

O stress pode afectar-nos fisica e mentalmente, assim como afectar a realização, quer do indivíduo, quer do grupo. Tudo depende da forma como avaliamos, interpretamos, ou sentimos essas situações ou acontecimentos, e em parte das aptidões, recursos ou maneiras como o indivíduo se comporta.

 

PODER LOCAL E IMPORTÂNCIA DAS ELEIÇÕES

PODER LOCAL E IMPORTÂNCIA DAS ELEIÇÕES

Quinta, 12 Outubro, 2017122

Mais uma vez, vão os portugueses ser chamados a votar no próximo dia 1 de outubro, não temos dúvidas de qual vai ser o partido vencedor das eleições—a abstenção. Este facto deve preocupar todos nós portugueses e açorianos.

Não é preciso ser adivinho, profeta ou guru, ou ter grandes poderes premonitórios, para se pressentir as razões desta previsão nada abonatória, nem para a cidadania, nem para os que, saídos do seu seio, vão ter a responsabilidade de nos irem representar durante quatro anos.

 

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> de 61