Jornal da Praia

PUB

Opinião - Notícias

OS BASTARDOS REAIS – FILHOS ILEGÍTIMOS DOS REIS DE PORTUGAL

OS BASTARDOS REAIS – FILHOS ILEGÍTIMOS DOS REIS DE PORTUGAL

Sexta, 21 Abril, 20171263

Esta crónica não será sobre um acontecimento histórico, mas sobre um interessante livro das estórias da História dos Reis de Portugal. O livro Os Bastardos Reais – os filhos ilegítimos dos Reis de Portugal de Isabel Lencastre apela para um tema que desperta a atenção dos leitores ávidos de conhecimentos, como, especialmente, os interessados em História de Portugal e dos homens que estiveram à frente da condução da política portuguesa e das suas fraquezas, sobretudo amorosas.

 

ABDICAR DA DEMOCRACIA

ABDICAR DA DEMOCRACIA

Quinta, 20 Abril, 201736

25 de Março. No topo do edifício Municipal impõe-se a bandeira azul com 27 estrelas em circulo. Dizem tratar-se da celebração dos 60 anos do Tratado Constitutivo da UE. Se questionados os transeuntes povoando as ruas nessa solarenga tarde, metade diria nada “pescar” do assunto e os restantes mais não emitiriam do que resignada indiferença.

 

AVC: PORQUÊ UM DIA NACIONAL?

AVC: PORQUÊ UM DIA NACIONAL?

Quarta, 19 Abril, 201741

O dia 31 de março foi estabelecido como o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral, por publicação no Diário da República II Série nº 23910/2003.

 

DEPRESSÃO: ESTIGMA AFASTA IDOSOS DO TRATAMENTO

DEPRESSÃO: ESTIGMA AFASTA IDOSOS DO TRATAMENTO

Terça, 18 Abril, 201755

A depressão é uma doença mental que afeta mais de 350 milhões de pessoas. Resulta de uma interação complexa de fatores sociais, psicológicos e biológicos. Quando não é diagnosticada a tempo e não se tomam as medidas necessárias para o seu tratamento, esta doença pode ter consequências graves e levar a um desfecho fatal (suicídio).

 

JUNTAR O ÚTIL AO AGRADÁVEL

JUNTAR O ÚTIL AO AGRADÁVEL

Segunda, 17 Abril, 201767

Continuamos a destacar alguns elementos sobre a actividade física como forma de garantir não só um bom descanso, mas também a nossa resiliência, ou seja, o conjunto de factores que nos facilitam enfrentar e superar problemas e adversidades, sem prejuízo do próprio, ou dos outros.

 

O PROBLEMA POLÍTICO CHAMADO JUSTIÇA

O PROBLEMA POLÍTICO CHAMADO JUSTIÇA

Domingo, 16 Abril, 201749

Quando questionados acerca dos processos judiciais mediáticos, os políticos da praça recusam comentários sob pretexto de que a justiça tem campo próprio, que não se move por agendas. Não andam mal no comum das situações; mas o caso “Marquês”é diferente.

 

PESADELOS

PESADELOS

Terça, 11 Abril, 201769

Li, no “Diário Insular” de 2 Março de 2017 (pág.20) um artigo, intitulado “Pesadelo”, em que a autora, pessoa que não conheço, faz a denúncia de um possível erro patrimonial (no caso na Ilha do Pico) à custa de um suposto progresso, que passa pela insensibilidade cultural que grassa nestas ilhas.

 

11 ABRIL: DIA MUNDIAL DA DOENÇA DE PARKISON

11 ABRIL: DIA MUNDIAL DA DOENÇA DE PARKISON

Segunda, 10 Abril, 201775

Amanhã, 11 de abril, assinala-se o Dia Mundial da Doença de Parkinson.

Dr. Miguel Coelho, neurologista do Hospital de Santa Maria, fala dessa doença que afeta 18 mil portugueses.

 

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> de 49